TRABALHO

Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento apoia agricultores

CCOM / sexta-feira, 24 julho , 2015

Sede da COMAVEG, Povoado Torrões.

Com o intuito de estreitar o relacionamento entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e os produtores rurais, o secretário José Antônio, que está à frente da referida pasta, visitou na manhã desta quinta-feira (23) as localidades Torrões, Alegre, Tapera e Volta do Morro.

Na oportunidade, o secretário José Antônio, acompanhado do superintendente da Agricultura Familiar da SDR, Adalberto Pereira e do vereador Renato Ibiapino, se reuniu com cooperados e fornecedores da Cooperativa Mista Agroindustrial Vale do Guaribas (COMAVEG), localizada no Povoado Torrões, para discutir parcerias entre a agroindústria, município e estado.

Cooperados discutem melhorias para produção de doce.

O superintendente Adalberto Pereira destacou a importância da COMAVEG para o Piauí. “Essa experiência deve se multiplicar, se tornar modelo no estado. Aqui vemos agricultores organizados. Por isso, vamos apoiar essa cooperativa, o grupo precisa ser mantido e ampliado. Aqui está instalada uma agroindústria que produz doces de qualidade, hoje viemos ouvir a demanda dos produtores para desenvolvermos políticas públicas para beneficia-los”.

Secretário José Antônio, superintendente Adalberto Pereira e presidente da cooperativa, Francisco Moura.

O vereador Renato Ibiapino fez um apelo para o superintendente. “Queremos que o senhor analise com carinho as propostas apresentadas. Uma das dificuldades que temos é em relação a escassez de água, por meio da CODEVASF conseguimos perfurar e equipar nove poços tubulares, agora faltam os kits de irrigação”.

Vereador Renato apresenta reivindicações.

O parlamentar destacou que a fábrica ficou três sem funcionar, o que gerou grandes prejuízos. “A produção de doces passou três anos parada. Com uma nova reestruturação, em março retomamos a fabricação de doce e atualmente já produz uma média de 50 mil quilos de doce por mês, gerando empregos diretos e indiretos”.

Francisco Moura, presidente da cooperativa, não esconde a satisfação de ver o projeto retomado. “Meu pai era sócio, depois me associei também. Hoje estou presidente da COMAVEG, minha alegria é grande em saber que, aos poucos, voltamos a produzir. Muita gente da nossa comunidade tem essa agroindústria como única fonte de renda”, enfatizou emocionado.

O secretário municipal de agricultura e abastecimento, José Antônio, se colocou como interlocutor entre agricultores e estado. “O governo do Pe.Walmir está trabalhando junto ao homem do campo, queremos o desenvolvimento da agricultura familiar no município de Picos e estamos lutando para isso. Estamos com convênios para construção de aguadas, estradas vicinais, dentre outros. Precisamos garantir água para a sedentação animal que é tão carente no município e estou a disposição para nivelar as demandas junto a superintendência, ser um interlocutor em prol da coletividade”, destacou o secretário.

Parcerias em busca do fortalecimento da agricultura familiar.

Após a reunião participantes da reunião visitaram plantações de banana e de goiaba.

Plantação irrigada de banana e goiaba.

Em seguida, o secretário municipal de agricultura, o superintendente Adalberto Pereira se reuniram como prefeito Pe. Walmir Lima. O encontro aconteceu na sede do poder executivo local.

Prefeitura estreita laços com pastas da gestão estadual.