Mês da mulher

Saúde de Picos realiza balanço positivo no mês da mulher

CCOM / sexta-feira, 1 abril , 2016

Unidade Básica de Saúde Belo Norte

Preocupada com a saúde da população feminina de Picos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou, durante todo o mês de março, uma extensa programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que foi iniciada no dia 04 e encerrou no dia 31 de março.  As ações foram desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural, e tiveram como objetivo de promover a saúde e levar mais qualidade de vida à população feminina picoense.

Uma vasta atuação de equipes de profissionais prestaram orientações e atendimentos em todas as unidades de saúde durante todo esse período. As atividades desenvolvidas pelas equipes da Estratégia de saúde da Família – ESF, contaram com a parceria das equipes do Núcleo de Apoio a saúde da Família – NASF.

Mês da mulher

De acordo com o secretário de saúde, José Venâncio (Dudé), a campanha teve como principal objetivo despertar o público feminino para os cuidados com a saúde, pautados na prevenção e no tratamento do câncer de colo do útero e de mama. “As ações da campanha foram realizadas durante todo o mês, nas unidades básicas de saúde, com foco na prevenção e cuidados especiais à saúde da mulher”, destacou.

Secretário municipal de saúde, José Venâncio (Dudé)

Foram realizados momentos de educação em saúde com sensibilização das usuárias sobre a prevenção do câncer de mama e de colo uterino, sensibilização sobre qualidade de vida, vida saudável, cuidados com a saúde bucal, dentre outros temas abordados. As Unidades de Saúde foram decoradas nas cores rosa e vermelha para receber o público feminino e realizaram outras ações como: solicitações de exames, e materiais educativos, palestras, ações educativas, oficinas, sorteio de brindes, momentos de beleza, solicitação e realização de exames e lanches.

Além dos serviços prestados diariamente por todas as frentes de saúde, foi desenvolvido para as profissionais de saúde, enfermeiras, médicas, assistentes sociais e demais servidoras, um momento de aprendizado e descontração na sede da secretaria municipal de saúde, no dia 08 de março.