Salão do Livro

SALIVAG: Contagem Regressiva para o maior evento cultural de Picos

CCOM / terça-feira, 8 novembro , 2016

O Salão do Livro do Vale do Guaribas – SALIVAG busca ressaltar a função da educação no âmbito desenvolvimento cultural, intelectual e social, e no atendimento às mudanças e melhorias no aprendizado que surgem evidenciadas pela socialização do conhecimento de grandes mestres.

Como evento de fomento à cultura e à educação, foi idealizado pelo atual Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, ainda quando era Secretário Municipal de Educação, e tem o apoio de parceiros que acreditam ser possível a transformação de todos através da leitura.

dscn8174

Prefeito Padre Walmir e a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro

Para a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro, o SALIVAG foi bem assimilado pelo público: “A cada nova edição, o público que acorre ao SALIVAG aumenta, as inscrições crescem e fica até mais fácil de trazermos grandes palestrantes porque já existe o sucesso da edição anterior como prova de que o evento é um dos maiores realizados no interior do Estado. O nosso Salão do Livro tem importância fundamental para evidenciar a necessidade de investirmos em educação, incentivando as novas gerações a ler e escrever, publicar e fazer parte parte de tudo isso de forma ativa”.

Para o idealizador do SALIVAG, Padre Walmir, o evento já se firmou no calendário de grandes eventos de educação  e cultura de nossa cidade: “Não podemos mais pensar em não termos o SALIVAG. Ele começou como uma semente e hoje rende frutos maravilhosos no incentivo à participação maior de crianças, jovens e adultos, no mundo da leitura, da visão crítica de mundo e da transformação através da educação. Fico feliz que possamos entregar ao público um evento dessa natureza, pensado com carinho e muita determinação por parte de todos os envolvidos” finalizou.

Homenageados

Na primeira edição em 2013, o SALIVAG estreou homenageando o escritor Fontes Ibiapina; em 2014 o homenageado foi o professor Ozildo Albano, e em 2015, o Salão do Livro do Vale do Guaribas prestou sua homenagem ao professor José Bispo.

Em 2016, o IV SALIVAG faz, pela primeira vez, homenagem a uma mulher: Maria de Jesus de Souza Martins, poetisa, crítica literária e escritora picoense, imortalizada através da cadeira nº 10 da Academia de Letras da Região de Picos.

Estrutura

O Evento acontece no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, localizado no bairro Malva, e abriga estandes para expositores de livros, sala de conferência, sala de imprensa, espaço de lazer para crianças, tendas de leitura, circo das letras, exposições e bate-papo literário.

Pessoas com necessidades especiais também são prestigiadas no SALIVAG, totalmente acessível e com momento destinado à Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, quando haverá desfile, apresentações de dança e lazer.

E para que mais pessoas pudessem ter acesso ao circuito de palestras, o número de inscrições foi ampliado de 400 para 500 vagas esse ano.

Essas palestras acontecem de 16 a 20 de novembro, e trarão a Picos palestrantes de renome nacional, estadual e local.

Confira os Palestrantes já confirmados

* Caco Barcellos – Jornalista, repórter e escritor com especialidade em jornalismo investigativo e documentário.

* Isabel Ferreira – Escritora angolana e advogada.

* Diego Curvêlo – Jornalista, publicitário e humorista

* Márcio Trigo –Escritor, ator, diretor de cinema, TV e teatro.

Programação e inscrições

O IV SALIVAG começa dia 16 de novembro, às 19hs no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, em Picos (PI) e termina no dia 20.

Para participar das palestras basta realizar a inscrição no valor de R$ 50, no site www.salivag.com.br ou presencialmente na Secretaria Municipal de Educação, a partir do dia 01 de novembro. A certificação para quem participar das palestras será de 60 horas.