Inclusão Digital

Prefeitura de Picos apoia e Projeto Cuca Periférica será inaugurado

CCOM / sexta-feira, 29 abril , 2016

Padre Walmir e Ted Rap

Prefeito Padre Walmir e Ted Rap visitam o Cuca Periférica                                          Foto: Fátima Miranda

Ted Rap é Coordenador e sócio-fundador do Movimento Hip Hop de Picos, além de ativista social e cultural, que por mais de 20 anos tem buscado concretizar projetos que possam transformar a vida da comunidade do bairro Parque de Exposições onde reside desde os 8 anos.

Ele se emociona quando fala do mais novo projeto: “Me dói muito ver nossas crianças e nossos jovens, sem perspectiva e encontrando o caminho das drogas, por isso luto por políticas transformadoras. E o projeto Cuca Periférica é exatamente para dar uma direção a essa galera.”

O projeto, que tem o apoio do Prefeito Padre Walmir, deverá atender a 60 alunos em cada turma, em cursos de informática de três meses de duração.

Mas não apenas as crianças serão contempladas com a inclusão digital: “Nosso projeto atenderá de 8 a 80 anos. Nós desejamos estender a possibilidade de aprender informática a todos os que tenham interesse em desbravar esse novo mundo” diz Ted Rap.

As aulas serão ministradas por professores do Curso de Bacharelado em Sistema de Informações da Universidade Federal do Piauí-Campus de Picos, através de cursos de extensão, oferecendo conhecimentos nas áreas de web e informática básica e arduino.

A sala de aula funciona em um espaço cedido pelo prefeito Padre Walmir, dentro da Escola Municipal Maria Gil, antigo Caic, no bairro Parque de Exposições: “Nós percebemos a dimensão e a importância do Projeto Cuca Periférica enquanto um caminho novo para crianças e idosos trilharem e alcançarem conhecimentos e mudarem o seu jeito de ver o mundo, ampliar horizontes e intervir, quem sabe, futuramente, dentro da própria comunidade para melhorá-la cada vez mais. Nós estamos entregando uma sala reformada, climatizada e com computadores para que as aulas possam acontecer com maior produtividade e conforto” disse o Prefeito.

Sobre o apoio, Ted Rap disse ser essencial: “Essa gestão, através do Padre Walmir, tem estado aberta ao diálogo, o que é fundamental para realizarmos o projeto, porque o Padre entendeu que a contribuição para nossa comunidade é muito grande e que nós, sozinhos, jamais teríamos condições de tirar esse projeto do papel. Essa proximidade do Prefeito, que vem até a gente e conversa de igual pra igual mostra que não estamos sozinhos, que ele tem boa intenção em apoiar bons projetos. Eu acredito na vontade do padre de transformar a vida das pessoas para melhor” declarou Ted Rap.

A inauguração do espaço Cuca Periférica será realizada dia 02 de maio, segunda-feira, às 16 horas.