No município de Picos mais de 1600 alunos foram inscritos. Ao todo 31 escolas vão participar das olimpíadas.

Inscrições para Obmep encerram nesta sexta feira dia 1º de abril

CCOM / quinta-feira, 31 março , 2016

 

IMG-20151111-WA0038As inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep-2016) encerram nesta sexta feira dia 1º de abril.

No município de Picos mais de 1600 alunos foram inscritos. Ao todo 31 escolas vão participar das olimpíadas.

A Obmep vai ser realizada em duas fases. Na primeira fase participam todos os alunos inscritos e, na segunda, aproximadamente 5% dos alunos de cada escola que tiverem o melhor desempenho na primeira fase. Para tanto, a recomendação da organização da Olimpíada é que as escolas inscrevam todos os alunos.

A olimpíada é voltada aos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio. Em Picos, quase todas as escolas da Rede Municipal de Ensino têm acesso à internet.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do portal eletrônico http://www.obmep.org.br/.

Em 2015

Em 2015 participaram cerca de 18 milhões de alunos de 47.580 escolas situadas em praticamente todos os municípios brasileiros. Em 2016, serão premiados 6.500 alunos com medalhas e até 46 mil alunos com certificado de Menção Honrosa.

Segunda Fase

Os estudantes classificados para a 2ª fase da olimpíada fazem uma prova composta de seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. Nesta fase, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da Obmep e corrigidas por professores indicados pelo IMPA.

Quem será premiado?

Alunos, professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.