Escolas municipais promovem manhã de atividades no dia Nacional do Livro infantil

CCOM / terça-feira, 19 abril , 2016

IMG-20160418-WA0181A criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor com outras crianças. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Picos através da Secretaria Municipal de Educação promoveu, na manhã desta segunda feira (18), na Escola Municipal Frei Damião, uma série de atividades em comemoração ao dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no dia 18 de abril.
A equipe de gestores, coordenadores, professores e demais profissionais do Frei Damião levaram mais de 100 alunos para uma aula ao ar livre, nas imediações da escola. Durante as atividades os alunos apreciaram livros e aprimoraram o gosto pela leitura.

Para a Coordenadora Pedagógica do município, Ana Giselle Aguiar Lavôr, o objetivo foi despertar o interesse dos alunos para a importância da leitura.

Aluno da Escola Municipal Frei Damião

“Nós sabemos que o contato com os livros pode mudar o futuro de nossos pequenos. Por isso nós desenvolvemos atividades que despertam no aluno o gosto pela leitura. Para nós perceber, nessas crianças, tanta intimidade com o mundo dos livros é gratificante”. Contou a coordenadora.

O livro infantil é dirigido a crianças e, normalmente, contam histórias de aventuras, amor, comédia, herói ou casal que vence uma série de dificuldades e vive feliz para sempre.

“Por meio da leitura, as crianças desenvolvem a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores. Quem é acostumado à leitura desde pequeno se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida”. Lembrou a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro.

Há, na maioria das vezes, uma moral por trás dessas histórias, como contar a verdade, ser bom com os pais, respeitar os mais velhos e não maltratar os animais, etc.

Para o Padre José Walmir Lima, prefeito de Picos, a leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. “A proximidade com o mundo da escrita facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras”. Frisou o prefeito.