Programa Saúde nas Escolas

Alunos de escolas públicas recebem palestras e orientações sobre saúde

CCOM / quinta-feira, 24 maio , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) estão realizando o planejamento sobre Saúde nas Escolas, em todas as unidades publicas de Picos. Com o objetivo de orientar sobre a saúde e educação aos estudantes entre crianças e adolescentes, o Programa Saúde na Escola (PSE), já realizou diversas ações sobre os cuidados que vai da alimentação aos direitos humanos.

Palestra no Programa Saúde nas Escolas

Filmes, palestras, atividades e rodas de conversa, estão sendo aplicadas aos alunos de todas as idades, para o combate ao Aedes Aegypti, alimentação e nutrição, direito sexual e doenças transmissíveis, álcool e drogas, cultura de paz, cidadania e direitos humanos, práticas corporais, prevenção de violências e acidentes, sinais de agravos e doenças de eliminação, saúde bucal e aplicação de flúor, avaliação da situação vacinal, promoção da saúde auditiva e promoção da saúde ocular.

Saúde na Escola

“Já concluímos cerca de 50% das 12 ações nas escolas. O combate a dengue, a alimentação saudável, álcool e drogas, sinais de agravos e doenças de eliminação já foram concluídas em quase todas as escolas pactuadas e até o final do ano, as ações serão finalizadas.” Afirma a Coordenadora do PSE, Naira Rodrigues.

Saúde na Escola

“Realizamos através dos nutricionistas, palestras sobre alimentação e nutrição, e estamos pesando e medindo e realizando avaliações nutricionais com os alunos do ensino fundamental de todas as escolas” disse Tatiane Maria, coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

As ações estão sendo desenvolvidas por cerca de 40 profissionais da saúde, incluindo os enfermeiros, dentistas e profissionais da equipe do NASF, que têm como objetivo, concluir todas as ações nas 60 unidades municipais de Picos.