Agricultores picoenses receberão sementes e mudas para plantio

CCOM / sábado, 30 janeiro , 2016

Secretário José Antônio entrega muda de palma a agricultor.

Representantes de municípios do Território Vale do Guaribas participaram na manhã deste sábado (30), na Câmara Municipal de Picos, da solenidade de entrega de sementes e mudas doadas pelo governo do estado. A doação busca otimizar a produção dos agricultores familiares, garantir sementes de boa procedência e, ainda, a formação estratégica de suporte forrageiro para alimentação de animais nos períodos de seca.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Antônio Batista, o estado está disponibilizando mudas e sementes de qualidade nesse período de maior necessidade, quando começou o período chuvoso. Além disso, o secretário destaca a qualidade e quantidade das sementes. “Estamos introduzindo culturas resistentes ao nosso clima semiárido, como a palma forrageira.  São 1.400 kg de sementes para o município de Picos, embora temos 2.409 agricultores familiares. Temos a determinação que cada produtor rural beneficiado receba no mínimo 4kg de feijão, mesmo não contemplando todos é importante ressaltar que essas sementes têm material genético de qualidade e cada um dos recebedores será multiplicadores dessas sementes.

20160130_111805

De acordo com o secretário José Antônio, a distribuição no município de Picos começa na segunda-feira, 01 de setembro. “A distribuição das sementes acontecerá nas comunidades, não precisa o agricultor se deslocar até à sede do município. Esse é um dos diferenciais do prefeito Pe. Walmir Lima, diminuir a distância entre o agricultor e as políticas públicas a eles destinadas”, enfatizou.

Para o secretário Francisco Limma, esta ação vem reforçar o entusiasmo que há no meio rural do Piauí, onde os agricultores e agricultoras familiares estão otimistas por conta da regularidade das chuvas no mês de janeiro. “O Governo do Estado vem somar incentivos com a distribuição massiva de sementes e mudas. Isso faz parte do programa Piauí Produtivo que assegura as condições para os agricultores familiares fazerem e garantirem o plantio de suas áreas, estimulando o plantio familiar nesta safra 2015-2016”.

20160130_113033