Unidade de Saúde realiza ação para diabéticos e hipertensos

CCOM / sexta-feira, 13 janeiro , 2017

A diabetes é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma epidemia mundial; e, junto com a hipertensão, é a doença que mais mata no Brasil. É também a principal causa de internações, por complicações como doença cardiovascular, diálise por insuficiência renal crônica e amputações de membros inferiores. Com base nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade Básica de Saúde do bairro Catavento em parceria com a Universidade Federal do Piauí, campus de Picos, iniciou na tarde dessa quinta – feira, 12/01, o projeto de intervenção junto aos moradores da comunidade.

Aproximadamente 40 usuários participaram da ação que teve como objetivo a promoção da saúde por meio de palestras educativas, conversas com psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos assistidos. “Aqui em Picos a maior causa de mortalidade são doenças associadas ao aparelho cardiovascular, então eles decidiram trabalhar isso devido ao grande numero de hipertensos e diabéticos que tinha na área, então eles quiseram trazer essas pessoas para estar trabalhando intensamente com esse público para estar tentando melhorar a qualidade de vida”, disse Eduardo Carvalho, secretaria municipal de saúde.

Na oportunidade foram realizadas palestras educativas com orientações sobre os riscos das doenças, orientações e verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, orientação alimentar, orientações sobre a importância da atividade física para a saúde, acompanhamento médico e indicação dos exercícios adequados, entre outros. Além da troca de experiências, orientações, os usuários tiram as dúvidas e ainda passam por uma série de testes que servem de apoio para a equipe.

Os acadêmicos de enfermagem trabalharam a conscientização sobre prevenção e tratamento da diabetes. A equipe da Estratégia de Saúde da Família – ESF contou ainda com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), agentes comunitários de saúde e pessoas da comunidade.