O município conta hoje com 184 Agentes Comunitários de Saúde e cerca de 20 Agentes de Endemias.

Secretaria de saúde parabeniza Agentes Comunitários e de Endemias pelo seu dia

CCOM / segunda-feira, 5 outubro , 2015

Agentes comunitários de saúde e de Endemias.

Hoje, 05 de outubro, é comemorado o Dia Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemias. A data se tornou feriado municipal após aprovação do projeto de lei de nº 2613/14, de autoria da vereadora Dalva Mocó pela câmara de vereadores e sancionada pelo prefeito Padre Walmir Lima. A data foi instituída como forma de homenagear esses profissionais que atuam de forma fundamental e indispensável nas ações do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas ações de Vigilância Ambiental e Epidemiológica.

A Secretaria Municipal de Saúde conta atualmente com 184 Agentes Comunitários de Saúde e cerca de 20 Agentes de Endemias. O titular da pasta, José Venâncio, ressalta que a atuação dos agentes representa a primeira ação dos serviços de saúde na prevenção de doenças e na promoção, assistência e recuperação da saúde da população. “Os ACS´s estão inseridos no programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que integra o modelo assistencial da Atenção Primária, porta de entrada no que se refere ao atendimento nos serviços de saúde”, disse.

User comments

Dudé parabenizou ainda os ACS e os Agentes de Endemias pelo Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde, comemorado hoje. “Quero parabenizar todos os agentes comunitários de Saúde reconhecendo o eficiente trabalho que estes profissionais de saúde vêm desenvolvendo em nosso município. É indispensável o serviço desses servidores para o sucesso da Estratégia em Saúde da Família”, finalizou.

Um pouco da história

Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades.

O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.