SAÚDE PÚBLICA

Zoonoses finaliza projeto de educação em saúde dos animais no bairro Aerolândia

CCOM / quarta-feira, 21 março , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realizou, nesta quarta-feira (21), a terceira etapa do projeto de educação em saúde e domiciliação de animais, no bairro Aerolândia. A ação contou com a parceria de acadêmicos de Biologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e de representantes da organização não-governamental Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI).

Vacinação antirrábica e educação em saúde dos animais

O projeto contou com orientação sobre como cuidar dos animais domésticos, vacinação antirrábica e teste de calazar. Segundo o servidor do Centro de Zoonoses Francinaldo Delmondes, responsável por realizar os testes, 25 testes cães foram examinados, com oito resultados positivos para a doença. Além disso, foram aplicadas um total de 48 vacinas em cães e gatos.

Conforme o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Picos, Agenor Martins, o principal foco do projeto é educação ambiental em saúde, cujo objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da domiciliação dos animais para a saúde pública. “Inicialmente, fizemos o levantamento da população animal existente na localidade. Nas três etapas do projeto, a gente utilizou o teste rápido de calazar, que funciona como uma triagem, que é feita no laboratório, onde será confirmado ou não a doença no animal; além da vacinação antirrábica em cães e gatos”, explicou.

Equipe do Centro de Zoonoses

O projeto terá continuidade em outros bairros do Município de Picos, a partir de parcerias com outros órgãos.

Outras matérias:

Projeto sensibiliza população sobre domiciliação de animais para saúde pública
SMS realiza 2ª ação de educação em saúde e vacinação antirrábica