Projeto Trânsito Seguro realiza ação educativa nesta sexta-feira (20)

CCOM / quinta-feira, 19 abril , 2018

Uma ação educativa do Projeto Trânsito Seguro será realizada nesta sexta-feira (20), com os alunos da Escola Municipal Tia Celeste. O evento acontecerá na quadra da Escola Municipal Coelho Rodrigues, a partir das 8 horas. Através de parcerias interinstitucionais, profissionais de diversas áreas promoverão palestras, encenação, jogos, com o intuito de orientar as crianças de 6 a 12 anos matriculadas nessa escola e pais sobre atitudes para uma trânsito mais seguro e responsável.

O Projeto Transito Seguro envolve a Prefeitura de Picos, através das secretarias de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (STTRAM), Saúde (SMS), Educação (SEME), Polícia Rodoviária Federal (PRF), 3º Batalhão de Engenharia e Construção (3º BEC), 4º Batalhão da Polícia Militar do Piauí (4º BPM), Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SESI/SENAI).

Projeto Trânsito Seguro

Outras instituições de ensino municipais receberão o projeto, como o Colégio Francisco Barbosa, Colégio Maria Gil de Medeiros, Colégio Padre Madeira, Creche Dorotéia, Colégio Timóteo Barros e Escola Nossa Senhora dos Remédios. “Apesar deo projeto ser realizado nas escolas, ele é voltado para toda a população, porque além de incentivar os alunos, abrange também a família de cada participante”, destaca a educadora municipal de trânsito, Talita Lima.

Além das ações educativas em escolas da cidade de Picos, o projeto envolve também fiscalização, com blitz nas principais vias de acesso, sem aviso prévio e com alternância de lugares. O objetivo é conscientizar a população, desde crianças a adultos, e despertá-los para assumir suas responsabilidades, como agentes transformadores no trânsito.

Saúde no trânsito

De forma integrada, o projeto é retomado este ano nas escolas municipais. Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Naira Lígia de Araújo Rodrigues, a saúde também será abordada como ponto de importância no trânsito. Para isso, profissionais da SMS promoverão ações voltadas à saúde da família, como verificação de pressão arterial, teste de glicemia para pais e visitantes e orientações.

“Sabemos que as crianças são multiplicadoras de informação, que essa fase é de formação de consciência, então é parte do público desse projeto. Em relação à parceria da SMS com demais órgãos, está sendo bastante gratificante, quando unimos forças, só ganhamos, então, essa parceria só vem oferecer serviços com mais qualidade á população”, ressalta.

Além dos testes e orientações, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município fará uma simulação de acidente e atendimento. Segundo o coordenador geral do SAMU, Jackson Martins, as ações promovidas pelo SAMU estão voltadas à conscientização e prevenção de acidentes, como o uso de capacete, andar habilitado, seguir as normas da velocidade estabelecidas e como socorrer uma vítima em caso de acidente.

“Como Picos é uma cidade cortada por várias BRs e rodovias estaduais, e tem uma grande índice de acidentes, vai ser um trabalho contínuo. Nós, do SAMU, estaremos com a equipe no evento, onde desenvolveremos atividades de simulação de abordagem á vitima de trauma”, finaliza o coordenador.