Primeira Ação do Projeto Trânsito Seguro em Picos

Projeto Trânsito Seguro realiza ação educativa com alunos de Escola Municipal

CCOM / sexta-feira, 20 abril , 2018

O Projeto Trânsito Seguro realizou na manhã desta sexta-feira (20), uma ação educativa com os alunos da Escola Municipal Tia Celeste.

Alunos da Escola Municipal Tia Celeste

O evento aconteceu na quadra da Escola Municipal Coelho Rodrigues onde profissionais de diversas áreas promoveram dinâmicas, palestras, encenação, jogos, testes de saúde com o intuito de orientar as crianças de 6 a 12 anos matriculadas nessa escola e pais sobre atitudes para um trânsito mais seguro e responsável.

Dinâmica com alunos

O Prefeito Municipal de Picos Padre Walmir Lima, ressalta a importância do Projeto Trânsito Seguro nas Escolas, porque além dos parceiros que estão envolvidos no projeto, as crianças tem um papel muito importante para um trânsito melhor.

Prefeito Municipal Padre Walmir

“Já presenciei muitas vezes quando estou parado no sinal, vem um motoqueiro e invade o sinal vermelho. Então além dos parceiros que estão aqui hoje no projeto, é muito importante a participação das crianças, que repassem para seus pais, seus tios e vizinhos que respeitem as leis de trânsito, pois a segurança no trânsito depende de cada um de nós” finalizou o Prefeito.

O secretario de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM) Edilberto Cirilo, falou que o projeto esta crescendo, e está sendo retomado com novas parcerias. “É um projeto que se fortalece a cada ano, que está sendo retomado com várias parcerias, onde estamos desenvolvendo ações educativas nas escolas, para que através das crianças possamos prevenir e reduzir as infrações de trânsito no futuro” disse o secretário.

Saúde no trânsito

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do Programa Saúde nas Escolas (PSE) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) promoveram ações voltadas à saúde da família, como verificação de pressão arterial, teste de glicemia para pais e visitantes, orientações, e simulação de como realizar os primeiros socorros.

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde

“A saúde também é um ponto de muita importância no trânsito, por isso estamos disponibilizando nossas equipes, para saber como anda a saúde do condutor e como realizar os primeiros socorros, oferecendo testes e orientações voltadas a prevenção e conscientização para os alunos, pais e convidados” disse a secretaria de Saúde Marília Bezerra.

Equipe do SAMU simulando atendimento

Parceiros do Projeto

O Projeto Transito Seguro envolve a Prefeitura de Picos, através das secretarias de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (STTRAM), Saúde (SMS), Educação (SEME), Polícia Rodoviária Federal (PRF), 3º Batalhão de Engenharia e Construção (3º BEC), 4º Batalhão da Polícia Militar do Piauí (4º BPM), Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SESI/SENAI).

Alunos da Escola Municipal Tia Seleste

Outras instituições de ensino municipais receberão o projeto, como o Colégio Francisco Barbosa, Colégio Maria Gil de Medeiros, Colégio Padre Madeira, Creche Dorotéia, Colégio Timóteo Barros e Escola Nossa Senhora dos Remédios.