TREINAMENTO

Profissionais são capacitados para o uso de protocolos clínicos e fluxo no Centro de Especialidades Médicas

CCOM / segunda-feira, 19 junho , 2017

Profissionais das Estratégias de Saúde da Família da macrorregião de Picos passam por capacitação para o uso de protocolos de regulação clínicos e de acesso às 14 especialidades médicas ofertadas no Centro de Especialidades Médicas (CEM). O treinamento começa nesta terça-feira (20), das 8 às 17 horas, no Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela , antigo Premem.

De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Saúde de Picos, Katharini Rocha, o encontro ajudará a ordenar o fluxo de atendimentos ao usuário do SUS. ”Com isso, vamos melhorar o acesso à rede de saúde, tanto no sentido de referenciá-lo ao centro de especialidades, quanto de contrarreferenciá-lo, uma vez que o centro de especialidades também pode mandar pacientes para a atenção básica para um fluxo ordenado”, pontua.

No primeiro dia, passam por capacitação, os enfermeiros e coordenadores da Estratégia de Saúde da Família das zonas urbana e rural de Picos. Já na próxima quarta-feira (21), será a vez dos profissionais de outras cidades do Vale do Guaribas, como Bocaina, Dom Expedito Lopes, Francisco Santos, Fronteiras, Itainóplis, Jaicós, Monsenhor Hipólito, Padre Marcos, Sussuapara, Vila Nova, Paquetá e Pio IX.

A iniciativa é da Secretaria de Saúde do Piauí e segue nos próximos dias 27 e 28 de junho, com profissionais de  municípios que integram as regiões do Vale do Guaribas, Vale do Sambito e Vale do Canindé. A proposta é qualificar os enfermeiros para que eles repassem o treinamento às suas equipes de atenção básica, visando o melhor uso e o fluxo de acesso ao CEM.

No dia 27, participam em Picos: Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Aroreira do Itaim, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande, Campo Grande do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macedo, Geminiano, Ipiranga do Piauí, Jacobina, Marcolândia, Massapê do Piauí e Patos do Piauí. Além dos municípios integrantes dos territórios do Vale do Sambito e Vale do Rio Canindé.

A Sesapi fecha a qualificação profissional da região no dia 28 de junho, com Paulistana, Queimada Nova, Santa Cruz do Piauí, Santana do Piauí, São José do Piauí, São João da Canabrava, Santo Antonio de Lisboa, São João do Piauí, São Luís do Piauí, Simões, Vera Mendes e Wall Ferraz.