MOBILIZAÇÃO

Prefeitura de Picos realiza IV Semana do Bebê

CCOM / terça-feira, 17 outubro , 2017

A Prefeitura Municipal de Picos realiza, durante os dias 23 a 27 de outubro, a IV Semana do Bebê e mobiliza a sociedade e as instituições no sentido de assegurar os direitos ao desenvolvimento da primeira infância.

A abertura do evento acontecerá na próxima terça-feira (24), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a partir das 9 horas. Na ocasião, haverá apresentação do Grupo Sinfonia, da Secretaria Municipal de Cultura e a escolha do bebê modelo, com desfile e premiação para a criança que obtiver maior pontuação nos requisitos exigidos pela Coordenação Municipal de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente.

Segundo a Coordenadora Municipal de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente Naira Lígia Rodrigues, o objetivo do evento é incentivar o desenvolvimento integral dessas crianças, a partir da abordagem do tema “Picos mobilizada pela primeira infância” durante toda a Semana.

“Com essas atividades, nós queremos mobilizar a sociedade a buscar atendimento para a criança nos seis primeiros anos e durante a gestação. Manter cartão de vacina em dias, aconselhar as mães a terem parto normal, fazer a consulta pré-natal para que os seus filhos possam crescer saudáveis”, pontua Naira Lígia.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão responsáveis pela pré-seleção dos bebês, seguindo os critérios propostos pela Coordenação Coordenação Municipal de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente.

“Os requisitos que serão avaliados são: idade de zero a um ano, ter feito, no mínimo, sete consultas pré-natal, nascido de parto normal, amamentação exclusiva até seis meses, cartão de vacinas atualizado, peso adequado para a idade, registro de nascimento e não usar chupeta.  Cada Unidade Básica de Saúde fará a pré-seleção de uma criança; ao todo serão 36 que vão participar da etapa final do concurso”, explica a coordenadora.

As ações da IV Semana do Bebê envolvem as secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Trabalho e Assistência Social, Coordenadoria da Juventude e Coordenação de Comunicação Social e conta com o apoio do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com atividades de conscientização e de recreação, além da premiação e entrega da  chave da cidade ao bebê prefeito, que será a primeira criança pcioense nascida de parto normal durante a Semana.

Segunda-feira (23-10) – ações da  Estrategia Saúde da Família ( ESF).

Terça-feira (24-10) –  abertura da IV Semana do bebê de Picos, com apresentação do Grupo Sinfonia da Secretaria de Cultura e concurso do bebê modelo de Picos.

Horário: 9 horas. Local: sede da Secretaria Municipal de Saúde.

– Dia “D” da Assistência Social: acolhida, apresentação de dança, capoeira, teatro infantil, entrega de lembrancinha e encerramento sob a responsabilidade da Secretaria de Trabalho de Assistência Social e Coordenadoria da Juventude.

Horário:  15:30. Local: Espaço Fátima Sá.

Quarta-feira (25-10) – dia “D” da Educação: brincadeiras, contação de estórias, peças teatrais infantis, Grupo Ministério Infantil da Igreja Batista  . Sob a responsabilidade da Secretaria de Educação.

Local: Creche Municipal Vó Silvinha.

Quinta-feira (26-10) – dia “D” da Saúde: Prestação de serviços de Saúde no Pronto Atendimento Infantil do Município- PAIM (triagem neonatal, consultas, palestras, oficina de shantala): pintura no rosto com a Secretaria de Cultura.

Sexta-feira (27-10) –  encerramento da Semana do Bebê com a entrega da chave do bebê prefeito seguindo os critérios:  a primeira criança nascida de parto normal na Semana e residente em Picos.