HANSENÍASE

Comunidade do Parque Exposição recebe visita de profissionais da saúde para mutirão da hanseníase

CCOM / quinta-feira, 21 setembro , 2017

A Secretaria de Saúde de Picos, por meio da coordenação de Controle de Hanseníase, promove mutirão para diagnosticar casos suspeitos de hanseníase, no bairro Parque de Exposição. A ação acontece nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), com visitas domiciliares, exames e informação.

Segundo o coordenador Municipal de Controle de Hanseníase, Gilberto Valentim, o objetivo dessa mobilização é baseado nos resultado da pesquisa Integra “HANS” realizada em 2016. “No ano passado, identificamos quatro bairros com os principais foco da doença. Parque de Exposição, bairro São José, Morada do Sol e bairro São Vicente”, pontuou.

De acordo com pesquisa Integra “HANS”, o bairro Parque de Exposição é o que possui maior índice da doença no município de Picos. “Na sexta-feira, nós vamos examinar os suspeitos, uma vez identificados e diagnosticados os casos, vamos iniciar o tratamento e, de imediato, chamar a família para o controle de contatos, imunizando todos para evitar o contagio dos seus familiares”, disse Gilberto Valentim.

O diagnóstico da hanseníase é clínico e epidemiológicos, em alguns casos, será feita a biopse para a confirmação da doença, a partir de sintomas específicos e da historia clinica da família. Os sintomas são: manchas e com perda de sensibilidade, formigamento, ardência, queimação, dormência, ressecamento da pele, queda de pelos no
local, edemas nas mãos e pés e de dores nas articulações.

O mutirão contará com uma equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem e acadêmicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que passam nas casas dos moradores para fazerem esse levantamento de caso e encaminhar para o atendimento médico.

Cuidados com a hanseníase

O coordenador do programa de combate à hanseníase, Gilberto Valentim, alerta sobre os devidos cuidados, uma vez que se trata de uma doença transmissível, mas somente se o paciente não for medicado.

“Apesar do tratamento longo, a hanseníase só e transmissível se o portador da doença não estiver sendo medicado. A partir do momento em que a medicação é ministrada, o vírus é isolado e não pode acometer outras pessoas. E, para que haja a transmissão, o contato entre uma pessoa doente e outra saudável deve ser longo e constante. Contato íntimo, direto e prolongado”, frisou Gilberto Valentim.

Na cidade de Picos, o PAM (Posto de Assistência Médica), localizado na Rua São Francisco, nas imediações da Prefeitura Municipal de Picos, é o ponto de referência para diagnóstico e tratamento de pessoas com hanseníase. “Mas o serviço está descentralizado e todos os pontos estão aptos a fazer o diagnóstico e acompanhamento”, explicou.