Saúde no carnaval 2016

Saúde monta estrutura para o Carnaval de Picos

CCOM / quinta-feira, 4 fevereiro , 2016

Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde definiu o cronograma de ações que serão desenvolvidas durante o período de carnaval, entre os dias 05 e 09 de fevereiro A programação inclui orientação e fiscalização dos vendedores de alimentos e bebidas no corredor da folia, atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e campanha educativa e distribuição de preservativos com stand montado na Av. Severo Eulálio.

Para o secretário de saúde de Picos, José Venâncio – Dudé, o Carnaval é um momento importante para desenvolver as ações de conscientização junto à população, principalmente no que diz respeito às doenças sexualmente transmissíveis. “A Secretaria Municipal da Saúde já está pronta para prestar toda assistência à população durante o Carnaval 2016, seja com orientação ou fiscalização, os  profissionais estão preparados para atender as necessidades dos foliões, ressaltou.

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária de Picos realizará campanhas educativas e de fiscalização junto aos empreendedores que irão comercializar comidas e bebidas durante os quatros dias de folia.  As inspeções serão realizadas também em motéis, onde será avaliada a estrutura física dos estabelecimentos, acondicionamento de alimentos, condições de uso e higiene dos equipamentos e utensílios, higiene dos manipuladores. O objetivo é orientar os vendedores sobre as normas sanitárias de armazenamento, manipulação e exposição dos produtos e garantir que a população tenha segurança de que irá consumir alimentos de qualidade.

Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA

A Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais promoverá diversas atividades de prevenção, com distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e panfletos informativos nos principais pontos de folia. Segundo a coordenadora do CTA, Ozeane Silva, cerca de 30 mil camisinhas e lubrificantes estarão disponíveis ao público nas noites de Carnaval. As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Aprosep (Associação das profissionais do sexo de Picos).  O Stand da SMS funcionará das 21h00 às 1 hora da manhã, em frente a academia de saúde.