O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), administrado completa nesta segunda-feira nove anos de atuação em Picos.

SAMU completa 9 anos de atendimentos em Picos

CCOM / segunda-feira, 6 julho , 2015

11130256_936741743027082_1223782416218063645_nO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, completa nesta segunda-feira, 06, nove anos de atuação em Picos. O serviço foi instalado em junho de 2006, em uma sede no bairro Ipueiras para atender a população. Durante todo esse período salvou vidas, deu apoio de saúde a grandes eventos públicos, como festa da cidade, eventos esportivos, exposições e São João. O Samu também realiza cursos de primeiros-socorros para diversas entidades.

“Graças ao empenho de toda a equipe e o apoio da Secretária Municipal de Saúde, o nosso Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ao longo desse período, tem desenvolvido diversas atividades sociais, onde promoveu palestras educativas nas escolas, instituições públicas, realizou demonstrações e simulações de atendimento em eventos, ressaltou a coordenadora do SAMU, enfermeira Rosa Dantas.

User comments

Várias campanhas foram desenvolvidas, como por exemplo, “Samu e a Comunidade”, faz parte do projeto “Trânsito Seguro” que é desenvolvido em parceria com O 3º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, dentre outros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dispõe de quatro médicos, oito técnicos, sete condutores, oito enfermeiros, seis radioperadores, dois vigilantes e uma zeladora. Atualmente é coordenadora pela enfermeira Rosa Dantas.

02

O número de ambulâncias também aumentou durante este período. Saltou de 2 para três, sendo uma de suporte avançado, uma de suporte básico e mais uma de reserva. A perspectiva é a de que o setor seja contemplado com mais uma ambulância até o final do ano, expandindo o serviço aos usuários. O serviço funciona 24 horas por dia com atendimento pré-hospitalar em casos de urgência e emergência, remoções inter-hospitalares.  O socorro é feito em qualquer lugar do município, tanto a zona rural quanto a zona urbana,  após o acionamento da ambulância através da central de regulação médica, pelo telefone 192 gratuitamente. Diariamente são realizados cerca de 25 atendimentos.