Vacinação contra a gripe

População carcerária do presídio José de Deus Barros é vacinada contra gripe

CCOM / terça-feira, 24 maio , 2016

Vacinação na penitenciária José de Deus Barros

Vacinação na penitenciária José de Deus Barros

Os detentos do regime fechado do presídio José de Deus Barros, em Picos, foram vacinados na manhã desta segunda – feira, 23/05, contra a gripe – H1N1. Além dos 450 custodiados, a vacina foi estendida aos funcionários que trabalham no local, ao todo 520 pessoas foram imunizadas contra os subtipos do vírus influenza – H1N1 e H3N2 e B. A população carcerária faz parte do público-alvo da campanha de vacinação junto com as crianças a partir dos seis meses e menores de 5 anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto.

Coordenadora de imunização, enfermeira Valdivania Pacheco.

Coordenadora de imunização, enfermeira Valdivania Pacheco.

A coordenadora de imunização, a enfermeira Valdivânia Pacheco, ressalta que essa iniciativa, além de contribuir para a saúde da população carcerária, mostra que o município tem olhado para as pessoas privadas de liberdade. “Essa ação demonstra a preocupação da Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria municipal de saúde em levar saúde para dentro das unidades prisionais, o que contribui para um sistema muito mais saudável, outro fator importante para a imunização dessas pessoas, é porque eles vivem juntos, em locais fechados e se um fica doente é inevitável que outro também adoeça”, contou.

Diretor da penitenciária de Picos, Sinval Hipólito

Diretor da penitenciária de Picos, Sinval Hipólito

Os presos fazem parte do chamado grupo vulnerável que precisa ser imunizado. O objetivo da ação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações dos presos causados pela doença. Segundo o diretor da penitenciária de Picos, Sinval Hipólito, só receberam a dose da vacina os detentos que quiseram. ”Olha, isso é uma preocupação da direção desta unidade prisional, juntamente com a secretaria de saúde municipal de Picos, é de grande importância essa vacinação que o fluxo traz prejuízo para a saúde dos detentos e funcionários, o nosso grande desafio é conscientiza-los que é de grande importância para a questão da saúde de todos os presidiários, frisou.

13230238_1159386134095974_2450536737288470324_n