logo
Campanha Institucional – Carro do Lixo banner lixo 3 Banner Lixo 1 Campanha Institucional – Cultura Banner Lixo 2 Campanha Institucional – Coleta Seletiva Campanha Institucional – Educação

Picos promove 1º Festival de Música de Popular

/ quarta-feira, 9 outubro , 2013

Picos pi

Picos pi

Com apoio da Prefeitura de Picos , através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a cidade irá promover no mês de novembro, o 1º Festival de Música Popular.

O festival de música visa descobrir e divulgar os novos compositores piauienses ou de outros estados, mas residentes no Piauí. Faz parte do festival a gravação de um CD com as 10 (dez) músicas classificadas na fase final.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Júlio Rodrigues, A iniciativa do evento partiu do jornalista e diretor da TV Picos, Odorico Carvalho.  “Fomos procurado pelo Odorico da TV Picos para que fizéssemos uma parceria para a realização desse 1º Festival e vamos dá apoio a esse grande evento”, conta.

As Inscrições irão até dia 25 de outubro de 2013 e estão feitas na sede da TV Picos – Canal 13, no Bairro Aerolândia.

O evento será realizado em cinco etapas:

A Primeira – Inscrições: restritas a compositores piauienses ou de outros estados residentes no Piauí;

Segunda – Pré-seleção: Escolha das 40 (quarenta) melhores canções dentre a totalidade das inscrições recebidas, por uma comissão julgadora, composta por músicos de comprovado conhecimento artístico, musical e literatura, pertinentes;

Terceira – Classificação: Apresentação pública dos 40 (quarenta) músicas escolhidas pela comissão julgadora da etapa anterior, para a seleção de 20 (vinte) semifinalistas. As apresentações serão feitas em blocos de 10 (dez) músicas no Programa Odorico Carvalho e serão selecionadas 5(cinco) músicas em cada eliminatória.

* Quarta – Semifinais: Nesta etapa, serão realizadas duas semifinais com 10(dez) músicas cada, com a seleção de 5(cinco) músicas de cada.

* Quinta – Final: As 10 (dez) músicas selecionadas na etapa anterior já estarão garantidas na gravação do CD e participarão da grande final onde se definirá a ordem de classificação com vistas à premiação em dinheiro.

A Pré-seleção: De 26 a 27 de outubro de 2013 acontece a escolha das 40 (quarenta) melhores músicas por uma comissão de comprovado conhecimento artístico, musical e literatura pertinentes. A grande final será realizada no dia 13 de dezembro de 2013, em local ainda a ser escolhido e fará parte dos eventos comemorativos ao aniversário do município de Picos.

Confira o edital abaixo

EDITAL PARA O 1º FESTIVAL DE MÚSICA POPULAR EM PICOS PICOS

APRESENTAÇÃO:

Trata-se de um festival estadual de música popular brasileira com premiação, que visa descobrir e divulgar os novos compositores piauienses ou de outros estados, mas residentes no Piauí.  Faz parte do festival a gravação de um CD com as 10 (dez) músicas classificadas na fase final.   O evento será realizado em cinco etapas:

  • Primeira – Inscrições: restritas a compositores piauienses ou de outros estados residentes no Piauí;

  • Segunda – Pré-seleção: Escolha das 40 (quarenta) melhores canções dentre a totalidade das inscrições recebidas,  por uma comissão julgadora, composta por músicos de comprovado conhecimento artístico, musical e literatura, pertinentes;
  • Terceira – Classificação: Apresentação pública dos 40 (quarenta) músicas escolhidas pela comissão julgadora da etapa anterior, para a seleção de 20 (vinte) semifinalistas. As apresentações serão feitas em blocos de 10 (dez) músicas no Programa Odorico Carvalho e serão selecionadas 5(cinco) músicas em cada eliminatória.

  • Quarta – Semifinais: Nesta etapa, serão realizadas duas semifinais com 10(dez) músicas cada, com a seleção de 5(cinco) músicas de cada.

  • Quinta – Final:  As 10 (dez) músicas selecionadas na etapa anterior já estarão garantidas na gravação do CD e participarão da grande final onde se definirá a ordem de classificação com vistas à premiação em dinheiro.

O festival irá contribuir para o desenvolvimento de nossa cultura e resgatar elementos importantes para perpetuação da música popular, de conteúdo rico de valores como: afetividade, patriotismo, respeito e fraternidade.  As informações contidas neste festival são de extrema importância para a formação e profissionalização da nova geração de compositores, que ganharão bagagem e conteúdo que lhes garantam permanência maior no mercado fonográfico e de entretenimento.

REGULAMENTO:

Art. 1º – DO FORMATO:

O  1º Festival da Música Popular em Picos é um festival de canções populares inéditas e originais, tanto a música como a letra.

§ 1º – Entende-se por inédita a música que não tenha sido distribuída comercialmente, nem lançada por gravadora com selo e registro no ECAD e, como original, a que não contiver plágio, adaptação, nem citação poética ou musical de outro autor ou compositor.

§ 2º – As músicas deverão ser apresentadas, de modo individual, duplas, trios entre outros e terão arranjos e acompanhamento por banda especialmente contratada para o evento, tendo em vista que serão veiculadas em programa de TV, ao vivo, onde não haverá tempo para montagem de equipamentos.

Art. 2º – DATAS, APRESENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO:

O festival será realizado em quatro etapas, na cidade de Picos – PI , nas datas a seguir:

a)      Inscrições: de 1º a 25 de outubro de 2013, na sede da TV Picos – Canal 13, no Bairro Aerolândia em Picos PI.

b)      Pré-seleção: De 26 a 27 de outubro de 2013 acontece a escolha das 40 (quarenta) melhores músicas por uma comissão de comprovado conhecimento artístico, musical e literatura pertinentes.

c)      As eliminatórias: serão realizadas a cada sexta feira, no Programa Odorico Carvalho, transmitido ao vivo pela TV Picos – Canal 13, nas seguintes datas:

1ª Eliminatória: dia 01 de novembro de 2013;

2ª Eliminatória: dia 08 de novembro de 2013;

3ª Eliminatória: dia 15 de novembro de 2013;

4ª Eliminatória: dia 22 de novembro de 2013;

d)     Semifinais: as 20 (vinte) músicas classificadas participarão de duas seminais com seleção de 5(cinco) músicas em cada, de onde sairão as 10 (dez) músicas vencedoras. As semifinais serão realizadas nas datas abaixo:

1ª Semifinal: dia 29 de novembro de 2013;

2ª Semifinal: dia 06 de dezembro de 2013;

e) Final: as 10 músicas finalistas irão para a grande final para que se tenha a classificação para premiação em dinheiro das 3 (três) primeiras colocadas.

§ 1º – A grande final será realizada no dia 13 de dezembro de 2013, em local ainda a ser escolhido e fará parte dos eventos comemorativos ao aniversário do município de Picos.

§ 2º – A ordem das músicas para apresentação nas etapas de classificação e final será feita por sorteio.

§ 3º – A ordem da apresentação não será alterada.

§ 4º – O compositor, casa não seja cantor, poderá convidar intérprete de sua preferência para apresentar suas músicas. Uma vez inscrita a música, o intérprete não poderá mais ser trocado.

§ 4º – As 10 (dez) canções finalistas farão parte do CD, o qual servirá de registro para difusão.

§ 5º – Os arranjos das músicas selecionadas serão feitos por profissional gabaritado para tal, contratado para tal fim, podendo ele criar ou, se de interesse do compositor, apenas copiar o arranjo sugerido.

§ 6º – Os intérpretes das 10 músicas classificadas para cada eliminatória terão oportunidade para ensaio com a banda contratada para o evento em dia e local a ser estipulado no momento oportuno.

§ 7º – No ato da inscrição, o compositor deverá comprovar, através de documento hábil, ser piauiense ou, não sendo, comprovar residência neste estado.

§ 8º – O intérprete deverá apresentar-se uma hora antes do início, nos dias das apresentações.

§ 9 º – O festival é organizado pela TV Picos – Canal 13, emissora afiliada da TV Antares de Teresina PI, com o apoio da Prefeitura Municipal de Picos através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura.

Art. 3º – DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições  estarão abertas de 01 a 25 de outubro de 2013. Se efetuadas pelo correio, as inscrições deverão chegar à sede da TV Picos até a data de encerramento, não sendo considerada a data de postagem.

§ 1º – Cada participante terá direito de inscrever duas músicas.

§ 2º – A inscrição será gratuita.

§ 3º – As inscrições devem ser feitas na TV Picos – Canal 13, na Av. Diametral, 201 – Bairro Aerolândia, 64.600.00 – Picos (PI), no horário de 9 às 17 horas, mediante preenchimento de uma ficha de inscrição por música e apresentação de documento que comprove ser piauiense ou aqui residente. A ficha também poderá ser solicitada pelo e-mail tvpicos@hotmail.com para preenchimento e remessa pelos correios. Ficha e este regulamento são gratuitos. Outras informações poderão ser solicitadas pelo telefone 89-3422.1022.

§ 4º – As inscrições de menores de 18 anos deverão ser realizadas por um adulto responsável.

§ 5º – Somente serão consideradas músicas com a letra na língua portuguesa.

§ 6º – No envelope para inscrição deverá conter o seguinte:

a) Ficha de inscrição totalmente preenchida pelo responsável e pelo intérprete principal, sendo uma ficha por música.

b) 02 (duas) cópias das músicas em CD ou DVD com o(s) nome(s) da(s) música(s),

exclusivamente.

c) 05 (cinco) cópias das letras das músicas com o(s) nome(s) da(s) música(s) exclusivamente.

* Observação: considera-se intérprete principal o músico eleito pelo grupo participante

para ser o responsável pela apresentação nos casos de duplas, trios, etc.

§ 7º – O material inscrito não será devolvido.

§ 8º – No ato da inscrição, os candidatos cedem à TV Picos – Canal 13 e à Fundação Antares o direito de incluir suas músicas na gravação do CD do festival, com edição ilimitada, cedendo também o direito ao modo de distribuição e divulgação.

§ 9º – As músicas inscritas em material defeituoso serão desclassificadas.

Art. 4º – JÚRI:

A comissão julgadora, nomeada como Júri, será formada por músicos, compositores, críticos musicais, escritores e jornalistas, de comprovado conhecimento artístico, escolhidos pela TV Picos em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura.

§ 1º – O Júri irá julgar os seguintes quesitos:

a) Melodia – 25 pontos

b) Harmonia – 25 pontos

c) Afinação – 25 pontos

d) Evolução rítmica – 25 pontos

§ 2º – Das decisões do júri não cabe qualquer recursos.

Art. 5º – DA PREMIAÇÃO:

Serão distribuídos aproximadamente R$ 3.000,00 (seis mil reais) em prêmios, sem dedução do imposto de renda. Os impostos deverão ser recolhidos pelos premiados. Os compositores serão premiados, por música classificada entre as três melhores, da seguinte forma:

• 1ª classificada: R$ 1.500,00

• 2ª classificada: R$ 1.000,00

• 3ª classificada: R$ 500,00

§ 1º – As 10 músicas vencedoras farão parte de um CD a ser gravado com excelente qualidade e cada uma dará direito ao compositor a receber 100 cópias para utilizar na divulgação do trabalho em rádios, internet, etc.

§ 2º- Cada música vencedora terá assegurada, também, a gravação gratuita de um clip pela TV Picos – Canal 13 para divulgação nos programas da própria emissora, internet e outros meios que o compositor julgar necessário.

Art. 6º – IMPEDIMENTOS:

Na hipótese de ocorrência de força maior, ato de autoridade administrativa ou judicial, assim como, atos da natureza, queda de energia, acidentes e outras fatalidades ou circunstâncias que impeçam a realização das apresentações, qualquer etapa poderá ser adiada.

Art. 7º – OS CASOS OMISSOS NO PRESENTE REGULAMENTO SERÃO RESOLVIDOS SOBERANAMENTE PELA TV PICOS – CANAL 13.

Outras:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PICOS • Compromisso com o povo.

© 2013-2014 Prefeitura de Picos - Todos os direitos reservados.
Rua Marcos Parente, 155 - Bairro Centro - Picos - Piaui.

— E-mail: contato@picos.pi.gov.br
— Ouvidoria: ouvidoria@picos.pi.gov.br

Aroldo Santos - Soluções web