II Semana da Criança

PAIM tem programação especial na II Semana da Criança

CCOM / sexta-feira, 21 outubro , 2016

II Semana da Criança

Com o tema “Saúde emocional: a importância de lidar com os sentimentos” a Secretaria Municipal de Saúde, através do Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião – PAIM, realizou nessa quinta – feira e sexta-feira, 20 e 21 de outubro, a II Semana da Criança. Palestra, oficinas, musica e teatro foram algumas das atrações para meninos e meninas. Aproximadamente 50 crianças participaram do evento, além de mães e bebês. Uma delas foi a pequena Isabele Maria, de apenas três anos e seis meses, que chego cedo a unidade para participar da festa. “Sempre que tem momentos como este eu procuro traze – la, ela se diverte muito, fica muito feliz (risos), disse Soraia Araújo, mãe.

Isabele Maria, três anos e seis meses

Além de palestras e ações práticas, como exemplo, vacinação, brincadeiras, teste do pezinho e atendimento pediátrico, cada criança recebeu um brinde. A programação da Semana segue até amanhã (21).  Para alegrar as crianças que são atendidas na unidade, os alunos de enfermagem da Universidade Estadual do Piauí UESPI, campus de Picos,   vestiram fantasias de personagens infantis e fizeram brincadeiras.

Margarete Reis - Coordenadora do PAIM

Margarete Reis – Coordenadora do PAIM

“Cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar do nosso corpo, para se ter uma ideia a Organização Mundial de Saúde define: “Saúde é um estado de bem estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doenças, uma das primeiras habilidades que as crianças exercitam no programa é identificar seus sentimentos. Perceber se estão tristes, nervosas, com raiva ou com ciúme é o primeiro passo para se conhecer e cuidar das próprias emoções, por isso tratamos sobre esse assunto na nossa II Semana da Criança, disse Margarete Reis, Coordenadora do PAIM.

Teatro infantil

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião, em parceria com o Laboratório Fitoterápico de Picos (LAFIPI), Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, Coordenação de Imunização, Universidade Federal do Piaui, – UFPI e Universidade Estadual do Piaui – UESPI.

A garotada fez a festa