Defesa Civil

Defesa Civil faz balanço sobre os primeiros seis meses deste ano

CCOM / quarta-feira, 18 julho , 2018

“O primeiro semestre deste ano foi muito bom dentro da possibilidades da prefeitura”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Picos, Olivério Luz.

Para o gestor, dificuldades e problemas que dificultam o andamento dos trabalhos da pasta foram em parte resolvidos, ao passo em que outros não tiveram uma resolução efetiva, como é o caso das áreas de risco da cidade em época de chuvas.

Olivério Luz

“Nas encostas dos morros, quando da época de chuvas, nós enquanto Defesa Civil e Prefeitura de Picos, conseguimos solucionar todos os problemas ocasionados pela chuvas, porém, outros problemas como recursos financeiros e estruturais advindos do Governo Federal não foram se quer ventilados”, explica Olivério.

Os recursos financeiros e estruturais citados pelo gestor, dizem respeito à verbas e emendas parlamentares destinadas à estruturação física do município, como é o caso da construção de calçamentos e asfaltamento alocadas ao município picoense, os quais não foram liberados pelo Governo Federal.

Áreas de risco

Dentro desse contexto, Olivério Luz alerta para os riscos inerentes às construções irregulares que ocorrem tanto nas encostas dos morros, quanto nas áreas de risco, como é o caso de alguns locais do centro de Picos, além das margens do Rio Guaribas, onde é grande a quantidade de pessoas que moram em seu percurso, o que representa grande concentração de construções irregulares na cidade picoense.

Áreas de risco. Foto divulgação

“A cidade de Picos fica toda rodeada por áreas de risco. São bairros como o Paroquial, o centro ali em frente à praça Félix Pacheco e principalmente nas margens do Rio Guaribas. Tais locais, a exemplo de outros, são locais sujeitos a deslizamento de terra, pois possuem muitas construções feitas sem autorização da Secretaria de Obras. E isso gera grande preocupação para nós, sobretudo na época das chuvas. Por isso, é que hoje toda construção tem que ter permissão da secretaria de obras visando evitar acidentes futuros”, pontua o gestor.

Olivério Luz ressalta que falta conscientização por parte de quem constrói em locais de risco,

“É preciso que essas pessoas vejam o que estão fazendo. Fica o alerta da defesa civil pra evitar a construção dessas moradias. Se forem construir procurem a defesa civil, o meio ambiente ou secretaria de obras que são os órgãos que disponibilizam o alvará de construção segura”. Conclui.

A Defesa Civil de Picos está em constante estado de serviço junto à comunidade picoense, no que se refere ao atendimento ao público. Para qualquer evento, o cidadão pode ligar para os números 99405 2654 e 99983 6881. O serviço de atendimento ao público funciona de segunda a sexta no Centro Administrativo de Picos, vizinho ao colégio Vidal de Freitas no início da Avenida Airton Sena.