Novembro Azul

Novembro Azul: Homens lotam Unidade de Saúde na passagem das pedras

CCOM / sexta-feira, 27 novembro , 2015

Novembro azul na UBS do bairro passagem das pedras.

Novembro azul na UBS do bairro passagem das pedras.

O chamado “Novembro Azul” está chegando ao fim, mas o perigo do câncer de próstata continua latente para os homens. Por isso, o cuidado e o diagnóstico precoce desse que é o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens devem continuar por todo o ano. No final da tarde de ontem, 27/11, a Unidade Básica de Saúde, Maria Viana Gonçalves, localizada no bairro passagem das pedras reuniu dezenas de homens que tiveram a oportunidade de receber orientações sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. O evento contou com a participação da equipe da Estratégia de Saúde da Família em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 1 F).

“O nosso objetivo foi alcançado, ao longo dos últimos dias, nossa equipe de agentes comunitários de saúde percorreu o bairro, convidando os homens para acompanharem as palestras, que foram ministradas por profissionais como enfermeiros, médico e nutricionistas, os usuários atenderam ao nosso chamamento e participaram das atividades educativas, além  da distribuição de brindes e lanche”, destacou a enfermeira responsável pela UBS, Jackellinny Nunes.

Foto: Marcos Valerio

Foto: Marcos Valerio

Para o secretário municipal de saúde, José Venâncio, foi uma grande surpresa presenciar a participação massiva dos homens na unidade de saúde. “Fico muito felizes pela participação de todos, pois mostra que a mentalidade está mudando no tocante à prevenção de doenças, estamos trabalhando diuturnamente para ampliarmos cada vez mais essa conscientização quanto à saúde do homem”, comenta o titular da pasta.

Foto: Marcos Valerio

Foto: Marcos Valerio

Paulo Roberto, 54 anos ressalta que a unidade básica de saúde está de parabéns pela iniciativa.  . “Palestras como esta é de suma importância para a saúde publica por que nós hoje  temos que eliminar esse preconceito que o homem não pode cuidar da saúde, especialmente esse tipo de assunto, saúde intima, então eu aconselho todos os homens a após os 40 anos fazer o exame da próstata”, disse.