O lançamento do projeto aconteceu na sede da secretaria municipal de saúde

Mutirão de cirurgias de catarata será realizado em Picos

CCOM / terça-feira, 29 setembro , 2015

Sede da secretaria municipal de saúde.

Quem sofre de catarata terá uma oportunidade de voltar a enxergar com o mutirão para cirurgia da doença. O secretário municipal de saúde, José Venâncio, lançou, na tarde desta segunda-feira (28), o programa “Olhar bem”, que tem o objetivo facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico. A iniciativa, resultante de uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde – SESAPI, vai garantir que sejam realizadas 1.500 cirurgias, atendendo a população da Picos e de mais 55 municípios do Território Vale do Guaribas e Canindé. O evento aconteceu na sede da secretaria municipal de saúde.

Participaram da reunião a diretora de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA), Roselia de Carvalho, a consultora da SESAPI, Claudia Rodrigues, a assessora técnica, enfermeira Conceição Portela, o coordenador da Estratégia de Saúde da Família, enfermeiro Marcelo Cordeiro, a coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Nasf, Santyla Brandão, a assistente social Edilma, a coordenadora administrativa, Layana Rufino e o procurador do munícipio, Gleiciomar Gomes.

Foto: Marcos Valerio

De acordo com Roselia de Carvalho, o olhar bem é uma iniciativa do governo do estado que tenta dá uma resposta a população que sofre de catarata e que da forma habitual não está conseguindo atender toda população que precisa desse serviço. “Dentro do programa “Olhar Brasil” nós vamos ter algumas outras ações, sendo que a primeira, que é uma ação inovadora, uma experiência já utilizada em outros estados e com sucesso é a realização de cirurgias itinerantes de cataratas, aonde a gente vai está realizando aqui no estado do Piauí 4.500 cirurgias, 15.000 consultas”, ressaltou.

User comments

A ação serão direcionada às pessoas com idade a partir dos 60 anos e que tenham dificuldade de enxergar. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a demanda reprimida por essa cirurgia em Picos e região é muito grande e de suma importância para Picos. É importante porque o beneficio que vamos proporcionar aos usuários do sus com o volume de consultas significativas e cirurgias, é um trabalho importantíssimo para a saúde de Picos e região, o município fica muito satisfeito por ser a cidade executora deste projeto”, finalizou.

Sobre a doença

A catarata é definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.