Campanha contra a gripe

CCOM / segunda-feira, 25 abril , 2016

José Venâncio (Dudé) - Secretário Municipal de Saúde

José Venâncio (Dudé) – Secretário Municipal de Saúde

A campanha nacional de vacinação contra a gripe neste ano será realizada entre 30 de abril e 20 de maio. O Dia “D” da Campanha que acontece no próximo sábado (30) deve mobilizar a população de Picos (PI). A Secretaria Municipal de Saúde irá colocar à disposição as 25 unidades básicas de saúde da área urbana, além da sede da secretaria. De acordo com o secretário José Venâncio (Dudé), a meta é atingir 80% de cobertura vacinal em cada um dos grupos populacionais.

“No dia 30 de abril (sábado), Dia D de combate a gripe, estaremos iniciando a campanha de vacinação, na oportunidade os profissionais de saúde, estarão realizando a aplicação da vacina em todas as unidades da zona urbana. Neste dia, as Unidades de Saúde estarão realizando atendimento em tempo integral, das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia”, ressaltou o secretário.

Para receber a vacina, o paciente deve levar consigo o cartão nacional do SUS, bem como a carteira de saúde. A campanha de vacinação contra a influenza em Picos deve imunizar 17.126 pessoas, sendo 1.664 (crianças de 6 meses a 2 anos), 3.192 (crianças de 2 a 4 anos 11 meses e 29 dias), 1.524 (profissionais da saúde), 832 (gestantes), 137 (puérperas), 2.345 (Comorbidade) e 7.432 (idosos).

O Ministério ressalta que a vacina é segura para todos, não oferecendo risco. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina. A abertura oficial da campanha está prevista para as 07h30min, na sede da Secretaria Municipal de Saúde.