Seme Picos realizou, neste sábado (20), o III Seminário de socialização de experiências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Seme Picos realiza III Seminário do Pnaic

CCOM / sábado, 20 fevereiro , 2016

Gilciene Monteiro

Foto: Gilciene Monteiro

Com o tema Interdisciplinaridade: Um diálogo sobre a construção dos saberes, a Secretaria Municipal de Educação realizou neste sábado (20), o III Seminário de socialização de experiências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Picos e contou com a participação de cerca de 200 professores e orientadores do programa. O que foi trabalhado pelos professores, orientadores e alunos, em sala de aula, no ano de 2015, foi apresentado durante o seminário.

“O aspecto mais relevante é justamente essa formação continuada com os professores. Hoje podemos perceber uma mudança nas salas de aulas. Elas estão mais coloridas, mais alegre. Nós percebemos, ao longo desse tempo, que não só os alunos do 1° ao 3° ano foram contemplados, mas a escola como um todo. Isso é muito gratificante para nós” Frisou a Orientadora do Pnaic, Edvânia Barros.

Foto: Gilciene Monteiro

O pacto atende alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental I. Para o Prefeito de Picos, Padre José Walmir, todo esse trabalho é resultado de muito esforço. “O aluno é a razão principal do empenho de cada professor. Já são 3 anos do programa implantado em nossa cidade e nós temos alcançado conquistas importantes no nosso município e isso é resultado de muita dedicação”. Citou.

O Pnaic é um compromisso assumido pelos governos federal, estadual, e municipal e tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental I.

Foto: Gilciene Monteiro

A Secretaria de Educação, Rosilene Monteiro, enfatizou que o propósito do PNAIC é alfabetizar e dar suporte aos professores para que o processo de alfabetização possa acontecer despertando o interesse da criança pela leitura e colaborando para o desenvolvimento da educação em nosso estado.

“O objetivo é garantir que toda criança seja alfabetizada até o final do ciclo, ou seja, até os oito anos de idade, para isso o PNAIC tem toda uma estruturação organizacional de formação continuada, material didático, avaliação e etc, que garante apoio tanto aos orientadores quanto aos professores que atuam em sala de aula”. Ressaltou a secretária.

Desempenho no Ideb

O município trabalha as disciplinas de Português, Matemática, Ciências e Artes.O programa foi implantado em Picos no ano de 2013 e vem apresentando resultados positivos. Com os trabalhos desenvolvidos em 2015 o Pnaic alcançou um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4.6 e 3 escolas se destacaram:  Escola Municipal Joaquim Nicolau, Timóteo Borges Aguiar e Frei Damião.

Tudo isso é resultado de muito empenho. “Foram 3 anos de muito trabalho, muita dedicação. Nós começamos as atividades nas escolas com os professores e a cada ano realizamos esse seminário para discutirmos e apresentarmos o que foi trabalhado durante o ano. Temos tido êxito. O Pnaic de 2015 foi a prova disso. Uma nota de 4.6 no Ideb. É muito gratificante para nós colhermos os frutos dessa longa caminhada”. Ressaltou a Coordenadora do Pnaic, Patrícia Gonçalves.