Saúde

CTA de Picos realiza ação de conscientização no Dia Mundial de luta contra a AIDS

CCOM / quinta-feira, 1 dezembro , 2016

Palestra educativa no CTA

A Prefeitura de Picos por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, uma ação voltada à população com foco na importância do diagnóstico precoce e o alerta contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, instituído e apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com a adesão da maioria dos Países, incluindo o Brasil.

“O CTA de Picos hoje fez uma programação alusiva voltada ao dia mundial de luta contra a AIDS, foram realizadas palestras educativas, explicando sobre a AIDS, sintomas, causas, tratamento e a importância da prevenção e também focamos outras DST`s, foram distribuídos materiais informativos, como preservativos masculinos e femininos, lubrificantes, panfletos e informando toda a população a vim realizar o teste pelo menos uma vez por ano”, disse a coordenadora do CTA, Ozeane Silva.

04

Ainda de acordo com Ozeane Silva, o número de casos de Aids na região de Picos apresentou uma considerável redução com relação ao ano passado, o número caiu quase pela metade. “No Brasil a gente vê que a AIDS a gente tem conseguido avançar bastante com relação ao tratamento, que hoje é gratuito, com as informações a gente tem conseguido diminuir o número de casos, claro que existe algumas localidades que nós vemos que houve um aumento, graças a Deus aqui na região de Picos nós tivemos uma redução, no ano passado (2015) foram 32 casos e esse ano, ate o mês de novembro nós tivemos 23 casos, então teve uma diminuição e nós atribuímos justamente a essas campanhas educativas”, falou.

Equipe de saúde do CTA

O município de Picos se destaca por sua preocupação em disponibilizar uma saúde de qualidade atuando em todos os seguimentos de prevenção, promoção e tratamento. “A única forma de combater essa doença é através da prevenção. Por isso que realizamos este tipo de trabalho, não só no dia 1º de dezembro, mas durante o ano”, destacou o secretário municipal de saúde, José Venâncio – Dudé.

03