Dia Mundial da Saúde Mental

CAPS II de Picos faz ações pelo Dia Mundial da Saúde Mental

CCOM / quarta-feira, 12 outubro , 2016

Praça Feliz Pacheco

Nessa segunda – feira, 10 de outubro, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, e, em celebração a esta data, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II de Picos realizou, durante toda a manhã, o seu II Bazar com produtos feitos ou arrecadados pelos pacientes e funcionários. O objetivo do evento foi proporcionar a ressocialização do grupo e reverter os valores arrecadados em fundos para benfeitoria do espaço e para a compra de materiais para as oficinas terapêuticas.

“Este foi o segundo bazar do Caps II de Picos em comemoração ao dia mundial da saúde mental, gente recebeu doações de algumas lojas de Picos, mas também envolver os usuários e familiares para tirarem um pouco eles de dentro da instituição e assim ter um contato mais próximo com a sociedade”, disse Arilúcia Araújo, coordenadora do CAPS II.

Profissionais de saúde

Os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPSAD também participara da ação levando os produtos confeccionados pelos próprios usuários. Materiais recicláveis com garrafas e latas de leite foram transformados em belas peças decorativas. “As oficinas realizadas dentro do CAPS ajudam na ressocialização dos pacientes, proporcionando a interação entre o grupo e a sociedade, e contribuiu também para um bom resultado do tratamento oferecido por meio da Secretaria de Saúde, disse Cícera Veloso – Artesã.

Artesanato

Durante a ação foi realizada também blitz educativa entorno da praça Felix Pacheco, objetivando através da informação o acesso da comunidade ao serviço de saúde mental ofertado no município. A ação foi executada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS e contou com a colaboração de algumas coordenações e da comunidade em geral.

Secretário Municipal de Saúde - José Venâncio - dude

Secretário Municipal de Saúde – José Venâncio – dude

“Um momento marcante que o serviço de saúde publica deste município, através do Caps II e o Caps Ad vem as ruas publicas trazer esses instrumentos, inclusive peças fabricadas pelos nossos pacientes, frutos dos trabalhos realizados pelos profissionais de saúde, ressaltou o secretário municipal de saúde, José Venâncio – Dudé.