AÇÕES

Secretário destaca ações de combate a poluição

CCOM / segunda-feira, 14 agosto , 2017

Em meio às atividades do Dia de Combate à Poluição, comemorado nesta segunda-feira dia 14, o Secretário Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Filomeno Portela em entrevista coletiva alertou a população a respeito dos riscos decorrentes da alteração do meio ambiente.

Na ocasião, o secretário destacou informações importantes, reforçando que a data é uma oportunidade para a reflexão sobre a atual situação do planeta e a importância de se adotar atitudes sustentáveis.

“A poluição envolve a deterioração das condições ambientais, que podem alcançar o ar, a água, o solo e o ambiente visual, comprometendo a saúde e o bem-estar humanos. São chamados de poluentes o ruído excessivo, gás nocivo na atmosfera, detritos que sujam os rios, solos, ruas ou até o excesso de elementos de comunicação visual, como faixas, cartazes, que degradam o aspecto visual de uma paisagem”, lembrou.

De acordo com Filomeno Portela, a Secretaria do Meio Ambiente deve apostar em Educação Ambiental, tema da principal meta a ser trabalhada pela SEMAM nesse ano, junto à comunidade. O objetivo é fortalecer o trabalho de conscientização, por meio de ações ambientais preventivas e educativas, a fim de melhorar a qualidade de vida da população de Picos e diminuir os impactos ambientais. Estas e outras informações foram dadas nesta sexta-feira (11), quando a SEMAM promoveu uma reunião com veículos de imprensa, para apresentar suas principais ações desenvolvidas.

“Não adianta punir sem orientar. A poluição está em todos os locais, pequenos e grandes centros urbanos. Não há mais como fugir dela e de suas consequências, mas apesar disso, pode ser minimizada com a colaboração das indústrias, dos consumidores e através da conscientização, aliada do combate à poluição. A poluição é definida pela Lei nº 6938/81 como a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos. Lembrando que a poluição pode ocorrer como consequência de vários processos, como o descarte inadequado de esgoto e lixo, liberação de gases tóxicos por fábricas e veículos automotores, queimadas e até volumes muito elevados de som. As principais formas de poluição existentes hoje são a hídrica, a atmosférica, a do solo, a sonora e a visual”, frisou.

Para o secretário de Meio Ambiente, as ações focadas na educação ambiental vão alcançar excelentes resultados. “Vamos investir mais atenção para essa área. Agora, queremos ampliar as ações e fazer com que as pessoas levem esses aprendizados para dentro de casa. Atualmente, a Secretaria de Meio Ambiente elabora um trabalho preventivo e educativo, por meio do Licenciamento de Impacto local e das ações de Educação Ambiental desenvolvidas com a população”, explica.

Jornalista 292