Professores participam de capacitação do Projeto Viva o Semiárido

CCOM / segunda-feira, 14 agosto , 2017

Os professores da rede municipal de ensino de Picos iniciaram nesta segunda-feira (14) uma capacitação do projeto Viva o Semiárido. A formação segue até sexta-feira (18), na Universidade Federal do Piauí (UFPI)- Campus de Picos.

Os professores que estão participando da formação são das escolas Expedito Albano de Moura – povoado Curralinho; Escola Municipal Nossa Senhora dos Remédios – povoado Torrões e Escola Municipal Manoel da Cruz Lima Sobrinho – povoado Tabatinga.

A capacitação tem como objetivo o desenvolvimento social e humano, além da educação contextualizada no semiárido do município de Picos.

De acordo com a coordenadora da Educação de Campo Contextualizada, Francisca Lisboa, ao todo são 32 professores que estão participando da capacitação. “Os professores irão passar por três momentos: discussão teórica, que vai acontecer em 40 horas e depois a elaboração do projeto, que vai ser também 40 horas e mais 40 horas de experiência”, explicou.

A diretora da Escola Manoel da Cruz Lima Sobrinho, Elenilva Pinheiro, afirmou que o projeto é grandioso e irá levar muitos benefícios para a comunidade Tabatinga. “Esse projeto vai estar inserido a comunidade dentro da educação e da escola, uma vez que estaremos discutindo algo que o aluno conhece. Estaremos trabalhando esse projeto com a participação efetiva dos alunos”, frisou.

Professora Elenilva Pinheiro

Segundo o coordenador do projeto Viva o Semiárido, Zezé Oliveira, a formação possibilita aos professores estarem cada vez mais preparados e atuantes diante dessa nova realidade. “Essa educação que estamos trabalhando visa dar esse suporte técnico pedagógico a todos os professores”, completou.

O Projeto

O Projeto Viva o Semiárido (PVSA) tem como objetivo reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações carentes do Semiárido piauiense.

Na primeira etapa do PVSA, oito cidades estão contempladas, dentre elas, São Raimundo Nonato, Fartura do Piauí, Picos, Vera Mendes, Itainópolis, Oeiras, Barra d’Alcântara e Pimenteiras.