ATIVIDADES

Professores participam de atividades da UBS do bairro Aerolândia

CCOM / segunda-feira, 24 abril , 2017

Professores da Escola Municipal Duque de Caxias e Creche Tia Karolina participaram, na última quinta-feira(20), de uma série de atividades na UBS do bairro Aerolândia. A ação foi promovida através de uma parceria firmada entre as secretarias de Educação e Saúde de Picos e o Programa de Saúde Bucal e o NASF 1 B.

Professores participam de atividades da UBS do bairro Aerolândia – Foto: Romário Mendes

Entre os serviços oferecidos, foram: atendimento médico, nutricional e odontológico, fonoaudiólogo, fisioterapias, vacinação contra a gripe, exames de prevenção do câncer de colo de útero, aferição de pressão arterial, testes glicêmicos e palestras.

Segundo a enfermeira Elayne Araújo, os 30 profissionais aproveitarem a oportunidade do encontro para elaborarem o planejamento das atividades do Programa de Saúde na Escola- PSE do ano de 2017.

“Tendo em vista que o professor é uma peça-chave na educação e, se quisermos dar prioridade à educação, precisamos valorizar o professor não só em termos de salário, mas também de condições de trabalho, além do reconhecimento social da importância da profissão. Pois é uma categoria que sofre muito de estress, pelo excesso de alunos em sala de aula, pelos salários baixos, pelas difíceis condições de trabalho, pela violência nas escolas, a falta de tempo para planejar aulas e corrigir provas, o que faz com que os profissionais ocupem o tempo livre e os finais de semana com trabalho”, disse a enfermeira.

Elayne informou ainda que como mal tem tempo para o trabalho, o professor esquece de si próprio, não tendo tempo para cuidar se quer da sua saúde. “Por tudo isso a saúde do professor é preocupação da Ubs da Aerolândia, que instituiu um dia de atendimento dedicado a prestar Atenção Integrada à Saúde do Servidor. Essas atividades servirão para mapear as causas das doenças mais comuns entre os professores e tentar desenvolver estratégias para evitar que o profissional adoeça e saia de licença”, frisou.

A professora Maria de Fátima reiterou a importância das atividades. Segundo ela, o momento trouxe muitas orientações básicas que foram essenciais para os professores. “Esperamos que essa parceria continue no sentido de reafirmar todos esses cuidados que nós precisamos ter no dia a dia na nossa prática, enquanto educadoras”, declarou a professora.