OFICINA

Prefeitura promove oficina sobre formação de guia turístico

CCOM / sábado, 18 fevereiro , 2017

Por Sheila Fontenele

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico promoveu na tarde de sexta-feira (15), no auditório do Centro Administrativo em Picos, uma Oficina de formação de guias turísticos. O objetivo do evento foi iniciar uma capacitação com pessoas do município na área do turismo.

Oficina sobre formação de guia turístico – Foto: Sheila Fontenele

O município de Picos compõe a região turística do polo histórico cultural do estado do Piauí. Segundo a turismologa Paloma Marques, o município é cheio de roteiros e potencialidades turísticas. “ Picos pode desenvolver o turismo basta explorar. Hoje vamos dá o primeiro passo e assim fomentar essa nova cultura. Os participantes dessa oficina vão ter uma base de como desenvolver o turismo local”, afirmou Paloma Marques.

Turismologa Paloma Marques- Foto: Sheila Fontenele

Durante o evento, os palestrantes falaram sobre a importância da qualificação profissional, a melhoria dos serviços prestados ao turista e o desenvolvimento econômico local. Seu Joaquim Francisco Sousa, dono do Entre Rios Hotel, ressaltou a importância desse projeto. “Recebo hóspedes toda semana de todo pais. Gente que chega a Picos e quer conhecer a cidade, mas às vezes falta um roteiro. Esse projeto com certeza vai ajudar a todos, turistas, donos der hotéis e a população em geral”, disse o empresário.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Iata Anderson Rodrigues, disse que a secretaria já está elaborando uma cartilha para ajudar os turistas que chegam a Picos e ainda agradeceu o Governo do Estado pela iniciativa. “Essa é a segunda reunião em menos de 20 dias que falamos sobre turismo. Nossa cidade por não ter praias, mas tem potencial turístico comercial e artístico. E isso pode trazer turistas pra nossa cidade o que vai gerar emprego e renda”, ressaltou o Secretário.

Secretário Iata Rodrigues – Foto: Sheila Fontenele

Quem também participou da oficina foi o grupo Sinfonia da Secretaria de Cultura de Picos que realizou apresentação de abertura do evento. O projeto de formação de guias turísticos é uma realização do Governo do Estado do Piauí em parceria com Secretaria de Turismo do Estado, Associação Brasileira de Cultura e Arte (Educarte) e Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Tecnológico e Econômico.