Zona Azul Digital

Iniciada nova etapa do Projeto “Zona Azul Digital” em Picos

CCOM / sexta-feira, 8 dezembro , 2017

Na manhã desta sexta-feira (08), nas instalações do Instituto Federal do Piauí (IFPI) ocorreu uma demonstração do protótipo do Projeto “Zona Azul Digital” desenvolvido por estudantes e professores do instituto. Na ocasião também foi apresentado o laboratório de informática onde são desenvolvidos os programas e aplicativos.

Essa ação faz parte de um convênio firmado em outubro deste ano entre a Prefeitura de Picos através da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Picos.

Estiveram presentes durante a apresentação representantes da STTRAM: o Secretário de Trânsito, Edilberto Cirilo; a Educadora de trânsito, Talita lima, além dos professores do eixo de informática e comunicação do IFPI; Jáder Abreu, Aislan Rafael, Jesiel Viana e estudantes que participam do desenvolvimento do projeto.

O projeto “Zona Azul Digital” tem como objetivo automatizar o trabalho de fiscalização e arrecadação referente à modalidade de estacionamento Zona Azul utilizando tecnologia da informação para diminuir o custo e a complexidade do trabalho de fiscalização, além de incentivar a rotatividade de vagas de automóveis, através do monitoramento de veículos em determinados pontos da cidade de Picos.

Conforme Edilberto Cirilo, o encontro serviu para que ocorresse o alinhamento de ideias e esclarecimento de dúvidas para aperfeiçoar o aplicativo. O Secretário de Trânsito ressalta também que a função da Zona Azul como um todo não é só arrecadação e sim a questão da democratização dos estacionamentos.