LDO

Com participação da população, Prefeitura discute elaboração da LDO

CCOM / quarta-feira, 21 março , 2018

Por Júnior Oliveira

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Avaliação, realizou na manhã desta quarta-feira, 21, na Câmara Municipal de Vereadores, uma Audiência Pública para discutir e elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para 2019.

Audiência Pública sobre a LDO

Evento foi aberto oficialmente pela secretária de Planejamento, Oneide Rocha, que fez um breve discurso sobre a importância da participação da sociedade na elaboração da LDO. Em seguida, a palavra foi fraqueada a Assessora de Contabilidade da Prefeitura, Marcolina de Jesus, que explanou sobre as diretrizes orçamentárias.

“Essa lei é o primeiro instrumento do exercício voltada para a elaboração do orçamento. O principal objetivo é reunir prioridades das ações que deverão ser realizadas em 2019”, disse Assessora Contábil, Marcolina de Jesus.

O principal objetivo da audiência foi proporcionar a participação da sociedade civil com suas propostas e demandas, para serem inseridas na Lei de Diretrizes Orçamentarias de 2019 e depois serão transformadas em um Projeto de Lei, que será enviada para a Câmara Municipal, no dia 30 de abril.

“É importante essa participação da sociedade porque aqui a sociedade civil, grupos organizados, militares, sindicatos e toda a sociedade de forma geral, trazem as suas necessidades e, essas propostas serão transformadas em programas a serem colocadas de acordo com as secretarias municipais”, explicou Oneide Rocha.

A secretária de Obras, Lilian Araújo, participou da audiência e informou que está sendo elaborado um plano municipal de infraestrutura e desenvolvimento urbano com a construção, reforma e ampliação de rede de eletrificação urbana e rural do município.

Lilian Araújo elencou várias demandas da Secretaria de Obras como a pavimentação de vias urbanas e rurais, construção e reformas de praças, construção e reformas de estradas, ampliação do esgotamento sanitário, construção de terminal rodoviário intermunicipal para vans e micro-ônibus, construção de açudes e barragens, além da construção e reforma da unidade habitacional.

“Um momento desse é de grande importância, pois mostra que não só a prefeitura é responsável pelas demandas da cidade, mas que a gente pede também a colaboração das pessoas e, a gente sempre agradece a participação da comunidade picoense” afirmou a secretária.

A Audiência Pública contou com a presença de vereadores, secretários, coordenadores e assessores da administração municipal, representantes de entidades da cidade, presidentes de associações e a população em geral.