Caravana do Trânsito

STTRAM participa da 2ª edição da Caravana do Ministério Público

CCOM / quinta-feira, 9 novembro , 2017

A Prefeitura Municipal de Picos através da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana – STTRAM participou nesta quarta–feira (8), da 2ª edição da Caravana do Trânsito.

A Caravana do Ministério Público Pela Paz no Trânsito é um projeto de cunho educativo, desenvolvido pelo Planejamento Estratégico do Ministério Público em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte, Transito e Mobilidade Urbana – STTRAM, Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI) e outros órgãos  Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), com a intenção de conscientizar a população sobre a importância do cumprimento das regras de trânsito.

Com o tema “Pela Paz no Trânsito e Defesa da Vida” A Caravana Pela Paz no Trânsito começou a 2ª edição por volta das 8:00 horas  na cidade de Picos com  uma carreata saindo da Avenida  Severo Eulálio, entrando no centro pela Avenida Nossa Senhora de Fátima, passando por a Rua Cel. Francisco Santos , Avenida Getulio Vargas, retornando a Igrejinha Sagrado Coração de Jesus e encerrando na praça Josino  Ferreira.

Depois da carreata, a Policia Militar, Agentes Municipais de Trânsito, equipe de Promotores de Justiça e servidores do Ministério Público realizou uma blitz educativa nas Principais avenidas. Todas as instituições parceiras prestaram apoio, distribuindo material de conscientização e levantando a bandeira da paz no trânsito. Embora as blitzen tivessem foco eminentemente educativo, as autoridades participantes flagraram alguns condutores desobedecendo às normas de trânsito. Os infratores foram imediatamente autuados.

Abertura oficial aconteceu ainda pela manhã na Universidade Federal do Piauí com a presença de diversos segmentos da sociedade civil organizada e do poder público. O Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, esteve presente na ocasião.

Prefeito de Picos, Padre Walmir.

“Nós estamos consciente de que é mais fácil trabalhar as crianças nas escolas, por isso me alegro ver aqui os diretores das escolas. Nós temos que somar forças nesse ponto porque amanhã quem vai estar no trânsito são elas. A Prefeitura através da Secretaria de Trânsito tem três agentes que mensalmente estão nas escolas trabalhando a educação no trânsito”, disse o Prefeito de Picos, Padre Walmir.

No turno da tarde, foram realizadas exposições e oficinas no campus da Universidade Federal do Piauí, palestra com jovens e adolescentes no Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela e palestra ministrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis -IBAMA para alunos da escola municipal Tia Celeste no centro Administrativo  Municipal.

Jovens e adolescentes no Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela

Alunos da escola municipal Tia Celeste no centro Administrativo  Municipal

À noite, a população do município ainda pôde prestigiar uma atividade promovida pela Polícia Rodoviária Federal, na praça de alimentação. A equipe da caravana montou uma estrutura de som e vídeo  para a realização do Cinema Rodoviário. Foram transmitidos vídeos educativos.

De acordo com o secretário de trânsito, Edilberto Cirilo, toda equipe da secretaria com apoio da Prefeitura de Picos, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Educação se empenhou o máximo para que a Caravana do Ministério Público fosse realizada com sucesso em Picos.

CONFIRA MAIS IMAGENS: