Apreensão de animais

Secretaria de Meio Ambiente firma parceria com cidades vizinhas no combate a animais soltos nas vias públicas

CCOM / quinta-feira, 19 julho , 2018

A secretaria Meio Ambiente firmou parceria com cidades vizinhas no intuito de fiscalizar e apreender animais soltos em vias públicas, PIs e BRs. Paquetá, Aroeiras do Itaim, Geminiano, Santana e Sussuapara se juntam a Picos no combate ao abandono de animais.

“Foi através de ofício da nossa secretaria solicitando às nossas vizinhas cidades que as mesmas apreendam os animais nas margens das PIs que as circundam ou mesmo nas margens das BRs”, comenta Filomeno Portela, Secretário de Meio Ambiente de Picos.

Proprietário tem até 4 dias para requer posse de animal

De acordo com o gestor, Picos é uma espécie de núcleo central na gestão, manuseio, fiscalização e apreensão de animais abandonados em vias públicas. Entende Filomeno Portela que a cidade picoense

“é o núcleo, é o gestor central dessas ações. As cidades vizinhas fazem sua parte, apreendem em seus curais locais e nós fazemos o transporte desses animas para Picos, onde é dado destino adequado para os mesmos”, explica.

Proprietários tem 4 dias para requer posse do animal

Em Picos, os animais são presos e conduzidos para o curral público localizado na localidade Canto da Aroeira, próximo ao bairro Altamira. No local, a administração picoense garante a manutenção dos bichos fornecendo víveres até seu devido destino.

“Geralmente, nós enviamos estes bichos, na sua maioria jumento, burro, para a cidade de Salvador, na Bahia, onde eles recebem tratamento e destino adequados”, informa.

Secretário de Meio Ambiente, Filomeno Portela 

A inciativa proporciona, segundo Filomeno Portela, maior segurança às pessoas que transitam pelas vias picoenses, tanto em locais vicinais, nas ruas, assim como nas PIs e BRs que cortam a cidade e suas vizinhas, já que os animais presos, evita-se acidentes com mortes ou outros eventos.

No que se refere às questões penais quando da apreensão de algum bicho solto, esclarece Filomeno Portela que o animal apreendido por duas vezes consecutivas, acarretará multa ao proprietário do bicho caso seja este identificado. Importa lembrar ainda que após a apreensão do animal, o seu proprietário tem em torno de 4 dias úteis para requer sua posse. Excedendo tal limite, o animal ficará retido aguardando leilão em benefício do município.