Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite

Profissionais da Saúde participam de videoconferência sobre a Campanha Nacional contra Sarampo e Poliomielite

CCOM / quarta-feira, 18 julho , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde participou na manhã desta quarta-feira (18), de uma videoconferência para capacitar e informar os profissionais de saúde da campanha contra Sarampo de Poliomielite. No período de 6 a 31 de agosto de 2018, será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite, tendo como dia de divulgação e mobilização Nacional 18 de agosto.

O objetivo é vacinar indiscriminadamente contra Sarampo e Poliomielite as crianças de um a quatro anos de idade, contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poli vírus selvagem, sarampo e rubéola.

“O sarampo e a poliomielite eram doenças que já tinham sido erradicadas a alguns anos, porém devido a pouca procura da população com a vacinação essas doenças estão retornando. Então para evitar que isso ocorra a coordenação estadual juntamente com os municípios, estaremos realizando a Campanha de Seguimento contra Sarampo e Poliomielite em Picos” disse Valdivânia Pacheco, coordenadora de imunização de Picos.

A população alvo desta campanha são as crianças de um até quatro anos 11 meses e 29 dias, totalizando 197.366 crianças. A meta é vacinar no mínimo 95% dessas crianças de forma homogênea, para evitar a manutenção ou formação dos bolsões de não vacinados.

A videoconferência está acontecendo, na Unidade Escolar Polivalente Desembargador Vidal de Freitas e na programação foram debatidos assuntos como Epidemiologia- situação do sarampo e da poliomielite, Imunização- Campanha de Seguimento do Sarampo e da Poliomielite, Registro dos dados no SI-PNI web/desktop e Atenção Básica- papel do resgate de faltosos.