Campanha de Imunização contra Gripe na cidade de Picos tem alta cobertura.

Picos tem alta cobertura na Campanha de Imunização contra Gripe

CCOM / terça-feira, 19 junho , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Imunização está realizando a Campanha Nacional contra a Gripe desde o dia 24 de abril. A Campanha de imunização teria fim no dia 01 de junho, mas foi prorrogada até o dia 15, devido a greve dos caminhoneiros. Por conta da baixa cobertura da vacina no país, a campanha foi adiada novamente até dia 22 de junho, mas não é o caso de Picos, pois a cobertura da cidade está alta.

Segundo a Coordenadora de Imunização Valdivânia Pacheco, a partir dos registros já feitos, 85,6% do público alvo já está vacinado e estima-se que a ação atinja 90% da população de Picos.

Campanha de Vacinação

“Picos recebeu um estoque muito bom da vacina contra a gripe, então a gente recebeu praticamente quase 100%. Esses 100% ainda não foram registrados por conta de logística mesmo, teve algumas unidades que não me entregaram consolidadas para poder estar registrando no sistema” disse Valdivânia Pacheco, Coordenadora de Imunização.

Na segunda-feira, 11, ainda haviam vacinas nas Unidades Básicas de Saúde, porém a alta procura pelo público alvo fez com que o estoque do município ficasse vazio. As vacinas eram destinadas aos idosos, gestantes, crianças, professores, portadores de doenças crônicas, puérperas e profissionais de Saúde. Segundo a Coordenadora Valdivânia Pacheco, na semana seguinte a Campanha, a cidade de Picos receberá outras doses para continuar a imunização das crianças, pois é necessária duas doses da vacina para esse público.

“O estado ainda manda um estoque a mais pra gente estar fazendo a segunda dose nas crianças. Essa vacina não pode ser aplicada em outro público, a gente vai usar só nas crianças”, disse Valdivânia Pacheco.

No período da campanha 10 postos estavam fazendo a vacinação: o Belinha Nunes, Cecília Nere, Morada do Sol, Junco, Ipueiras, Passagem das Pedras, Belo Norte, Antenor Neiva, Paim e Aerolândia.