COMEMORAÇÃO

Museu Ozildo Albano tem programação alusiva ao mês da cultura

CCOM / quinta-feira, 19 novembro , 2015

Ascom Secretaria de Cultura

Nesta sexta-feira (20), a cidade de Picos irá comemorar três importantes datas: o dia da Cultura Picoense, o dia do aniversário de nascimento de Ozildo Albano e o dia da Consciência Negra. Diante da relevância das comemorações, para o contexto cultural do município picoense, o Museu Ozildo Albano irá realizar uma semana de programação alusiva ao mês da cultura.

O evento acontecerá no próprio museu, que fica localizado na Praça Josino Ferreira, no Centro, de 20 a 27 de novembro. A cerimônia de abertura será realizada nesta sexta-feira (20), a partir das 7h30min, em seguida haverá apresentações culturais e a abertura da exposição “Museus e Diversidade Cultural”.

Durante a tarde terão início as visitações mediadas que prosseguirão ao longo de todo o sábado (21) e o domingo (22), e durante todas manhãs dos demais dias do evento, com exceção do dia 25 onde ela será estendida até as 16h00min.

Na próxima segunda-feira (23) haverá uma pausa e a programação será retomada na terça-feira (24) a partir das 14 horas com a realização do Projeto Cine-Museu com a exibição do filme “Senhora dos Remédios” do ator e cineasta, Flávio Guedes, baseado na peça “O Auto da Chegada da Imagem de Nossa Senhora dos Remédios a Picos”, de autoria da escritora, Mundica Fontes e de Ozildo Albano, após a exibição haverá ainda uma mesa redonda com os participantes do longa.

A prog
ramação dia 25 de novembro começará às 16 horas com o bate-papo com o grupo de humor Mímicos da Alegria, que vão relembrar a trajetória de nove anos dos humorIstas.

Já no dia 26 de novembro, o evento iniciará as 14 horas com a exibição do documentário sobre a “Lezeira”, que é uma expressão cultural vivenciada na comunidade quilombola de Costaneira em Paquetá do Piauí.

O encerramento da programação do mês da cultura, promovida pelo Museu Ozildo Albano, acontecerá no dia 27 de novembro a partir das 14 horas com a exibição do documentário “Samba de Cumbuca”, que é uma expressão cultural vivenciada na comunidade quilombola Salinas no município de Campinas do Piauí.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Cultura, da Associação dos Amigos do Museu Ozildo Albano (AAMOA), da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult), do grupo Mímicos da Alegria”, do Grupo Cultural Adimó, da Companhia Cinematográfica do Vale do Guaribas (CINEVAP) e do Espaço Fátima Sá Festas & Eventos.