Confira!

Confira na íntegra o discurso do prefeito de Picos na abertura do Ano Legislativo

CCOM / sexta-feira, 3 fevereiro , 2017

MENSAGEM DO PREFEITO PADRE JOSÉ WALMIR DE LIMA À CÂMARA MUNICIPAL DE PICOS

Momento de silêncio pelo falecimento da companheira Marisa Letícia.

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Vereadores;
Excelentíssimos Senhores membros da Mesa Diretora;
Excelentíssimas Senhoras Vereadoras;
Excelentíssimos Senhores Vereadores;
Excelentíssimos Senhores e Senhoras Secretários, Secretárias, Coordenadores e Coordenadoras  Municipais;
Imprensa;
Amigas e Amigos Picoenses;

É com muita alegria que por mais um ano venho a esta Câmara de Vereadores trazer a mensagem do Poder Executivo Municipal, em cumprimento à Lei Orgânica do Município, na abertura dos trabalhos legislativos.

“Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos.” Papa Francisco.

Precisamos construir Pontes entre as instituições que estão em fragilidade em nosso País e precisamos construir vínculos entre nós representantes do povo e a nossa sociedade.

Senhor Presidente, ao apresentar esta mensagem, quero compartilhar com Vossa Excelência e seus dignos pares grandes avanços experimentados por nosso município e propor um grande pacto pelo desenvolvimento de nossa Cidade, baseado em eixos fundamentais da PARTICIPAÇÃO que  é construir cidadania; HONESTIDADE ao tratar o público como público com ética e responsabilidade administrativa; SOLIDARIEDADE ao Desenvolver políticas de inclusão social e qualidade de vida para todos/as; TRANSPARÊNCIA ao administrar com controle social e CIDADANIA administrando com participação cidadã ativa, suscitando na população uma identidade, amor e respeito à terra picoense.

Como agentes políticos, devemos promover a aproximação e respeito entre os poderes, assim tornaremos o Município de Picos referência em desenvolvimento econômico sustentável, com distribuição de renda e inclusão dos mais pobres. Além de consolidar-se como referência regional de serviços especializados nas áreas de educação e saúde, com crescimento socialmente equilibrado, respeitando a identidade cultural do seu povo, vivenciando a cidadania.

No ano de 2016 nesta mesma tribuna exaltei o um modelo de gestão que procura englobar a participação e envolvimento dos cidadãos na administração. Nosso projeto foi vitorioso nas últimas eleições justamente por pensar a cidade colocando as pessoas e o seu bem estar em primeiro lugar.

E, nesse processo, nossa cidade avança a cada dia. Novas construções, melhorias de escolas, unidades de saúde, praças, quadras poliesportivas, pavimentação de vias, estradas e tantas outras obras e serviços que hoje fazem parte do nosso cotidiano.

No ano passado nossa juventude ganhou ainda mais com o cursinho pré-vestibular Professor José Bispo, atendendo centenas de jovens.  A boa notícia é que obtivemos essa semana a aprovação de 21 jovens no SISU, todos em Universidades Públicas. Entre eles o Jovem Josias Xavier em 1º Lugar em Medicina Veterinária na Universidade Federal do Piauí e a Jovem Akayama Dourado 1 º lugar em Direito na UEMT – Universidade Estadual do Mato Grosso. E estamos ansiosos para as próximas chamadas que com certeza nos darão mais jovens picoenses nas Universidades.

Temos assegurado cobertura na assistência à saúde, com as Equipes de Saúde da Família, a reforma e melhoria das UBS. Ainda este ano entregaremos mais 3 novas Unidades Básicas de Saúde para melhor atender ao nosso povo.

Só que não vamos nos contentar somente com o que já fizemos e queremos avançar muito mais ao  implantar Serviços ambulatoriais nas áreas de: Cardiologia, Oftalmologia, Mastologia, Gastroenterologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Dermatologia, Ortopedia, Urologia e Oncologia Clínica; Garantir o funcionamento do CEO – Centro Especializado de Odontologia- Tipo III; Instalar programas de combate às drogas através de projetos educativos e de prevenção; Implantação do CAPS III e garantir o funcionamento da RAP’s- Rede de Atenção Psicossocial e a manutenção e melhoria  da Clínica Integrada da Saúde da Mulher – CLISAM.

Precisamos equipar e descentralizar a Central de Marcação de Consultas e Exames; Fortalecer as parcerias com a sociedade civil organizada e com demais serviços locais.
Vamos ainda, capacitar os conselheiros municipais de saúde e implantar ações em saúde voltadas para as populações: negra, quilombolas, ciganos, populações em situação de rua, população rural e LGBT.

Vamos implantar também o programa de qualidade de vida para as Mulheres que compreendem os programas de atenção integral à saúde da Mulher e atenção integral para mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual.

A atenção a saúde do Idoso é uma missão e vamos começar pela  implantação do Programa Saúde do Idoso visando a promoção do envelhecimento ativo e saudável, garantir acesso através do sistema de saúde a serviços especializados de nutrição, sexualidade na terceira idade, combate e prevenção à dor, prevenção de doenças reumáticas, diabetes e hipertensão, vamos resgatar e estimular experiências em terapia ocupacional e Implementar o pleno funcionamento do Programa Saúde da Família e também a implantação de Academias de Saúde na zona Urbana e Rural de Picos.

No campo da Assistência Social, muitos projetos irão ser desenvolvidos com base nas medidas de proteção aos direitos humanos, que contribuem e muito para o desenvolvimento social.

Vamos avançar ainda mais com a manutenção e expansão de programas de atendimento à famílias/grupos/indivíduos socialmente vulnerabilizadas desenvolvendo projetos como: Trabalha Picos, Picos Sob Controle e Mesa Picos.

Devemos garantir nos próximos anos a abertura da Casa Abrigo para mulheres vítima de violência e da Casa Abrigo para pessoas em situação de rua em parcerias com Instituições religiosas e civis e Governos Estadual e Federal.

A chuva chega e com ela traz a esperança de dias melhores para o homem do campo. Em nosso Programa de Governo apresentado a Justiça Eleitoral em 2016 já traçávamos as prioridades para o FORTALECIMENTO E EXPANSÃO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO as quais passo a citar como exemplo a implementação e fortalecimento das arranjos produtivos: mel, caju, carnaúba, mandioca e apoio ao agronegócio familiar.

Projetos importantes já estão em pleno desenvolvimento pela Secretaria de Meio Ambiente como o combate a poluição sonora, o projeto “Rio Guaribas Vivo” e a “Expo Picos Ambiental” esta última realizada por nossa gestão e que caminha para sua terceira edição em 2017.

No campo da mobilidade urbana o ano de 2017 promete grandes avanços e, respondendo às necessidades de uma população que não para de crescer, queremos melhorar o acesso ao centro da cidade e o fluxo de carros de transporte coletivo como vans e ônibus.

Vamos implementar uma POLÍTICA URBANÍSTICA COM MOBILIDADE URBANA E MELHORIA DA INFRAESTRUTURA E DOS SERVIÇOS DA CIDADE com a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Mobilidade Urbana e Instalação de Terminal Intermunicipal de Transporte.Nos comprometemos em garantir a continuidade da construção do Mercado do Produtor que é uma das obras mais aguardadas por nossa população.

Precisamos continuar garantindo o a acesso aos programas de aquisição da casa própria, promovendo a articulação da política habitacional do Município com o Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

A Educação vem modificando, inclusive, o perfil socioeconômico de nosso município. Picos é um polo em educação por uma junção de iniciativas, tanto do setor público quanto do privado, acolhendo jovens de outras regiões do estado e do país, invertendo o quadro de outrora, quando os jovens de nossa cidade iam estudar em outros centros, provocava, inclusive, a evasão de capital.

São cerca de 10 mil estudantes universitários, hoje, em Picos e aproximadamente um terço desses vêm de outras cidades. E as possibilidades de ampliação de cursos no ensino superior aumentam a cada dia a exemplo a chegada do curso de medicina ainda no ano passado na Universidade Federal do Piauí.
No ensino fundamental, que está sob a responsabilidade do Governo Municipal, já temos mais de 9 mil alunos com acesso garantido à escola em qualquer povoado e nos bairros do nosso vasto município.

Esse direito assegurado aumenta a cada ano o número de alunos chegando ao ensino médio e à universidade. Eu não posso me furtar em falar de um dos maiores eventos de educação do Estado do Piauí que é o nosso SALIVAG, marca de nossa gestão à frente da Secretaria de Educação.

Abrigamos durante quase seis dias de evento milhares de pessoas com amor aos livros, crianças e adolescentes que passaram a descobrir um mundo novo pela leitura. São muitos artistas e intelectuais das mais diversas áreas que passam por nossas plenárias deixando um legado para nossa cidade baseado em conhecimento.

O Governo Municipal tem contribuído também para a formação cultural da nossa população, especialmente a juventude, com eventos de altíssimo nível, a exemplo do SALIVAG. E ainda temos a Casa de Cultura com sete oficinas culturais para crianças da rede pública municipal de ensino.
A política municipal de cultura estabelece o papel do Poder Público Municipal na gestão da cultura, explicita os direitos culturais que devem ser assegurados a todos os munícipes e define pressupostos que fundamentam as políticas, programas, projetos e ações formuladas e executadas pela Prefeitura de Picos, com a participação da sociedade, no campo da cultura.

Vamos abrir as portas de uma Biblioteca Cidadã, efetivando a instalação de biblioteca pública, com mobiliário, acervo atualizado e acesso à internet e implementar projetos de biblioteca móvel. Vamos expandir a casa da cultura levando oficinas a todos os bairros.

Devemos de forma urgente promover o levantamento, registro e difusão do patrimônio cultural picoense, garantindo com muito rigor a defesa do nosso patrimônio cultural.
A valorização da cultura de Picos é uma das grandes prioridades do nosso governo, apoiando e incentivando os grupos culturais existentes, incentivando o surgimento de novo grupos, valorizando e apoiando os artistas picoenses em todas áreas. Apoiar e valorizar o Museu Ozildo Albano referência da cultura e da memória-história de Picos.

No campo do TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TECNOLÓGICO vamos promover políticas de incentivo a mais emprego, trabalho e renda.

Para nossos esportistas reservo uma parte desta mensagem dando destaque ao ESPORTE. Vamos continuar a incentivar a prática de modalidades esportivas como meio de desenvolvimento sócio afetivo especialmente em crianças e adolescentes. Vamos continuar apoiando o esporte profissional junto a SEP- Sociedade Esportiva de Picos. Nosso zangão é amado e querido por todos nós. Vamos continuar incentivando nossa SEP com todo nosso orgulho!

Destaco também o compromisso na gestão financeira com as leis e a lisura em todas as posturas adotadas pela Administração Municipal, cumprindo a exigência constitucional da aplicação dos percentuais, bem acima do mínimo exigido pela legislação, para a saúde e educação, e dentro do que estabelece a lei para o gasto com pessoal.

Preciso antes de finalizar, assim como fiz ano passado, ressaltar que a Secretaria de Planejamento realizou um intenso trabalho de captação de recursos junto aos Governos Estadual e Federal, apresentando projetos e cadastrando pedidos junto ao SICONV e CEF – Caixa Econômica Federal. As emendas parlamentares também foram objeto de atenção junto ao Estado e a União.

É hora de avançar e acelerar nossos projetos em execução. Todos me conhecem e sabem de minhas cobranças no cumprimento das metas que assumimos no início da nossa gestão. Todos de minha equipe sabem que quero todo o empenho possível. É hora de resultados!

Sabemos o quanto é importante para uma cidade realizar autocrítica, dialogar, se conhecer melhor, como tem feito Picos por intermédio de suas lideranças comunitárias, de seus conselhos e de suas entidades.

Somos a administração que mais dialoga com os diversos setores que vai dos movimentos sociais aos mais diversos atores da sociedade civil. Com esse espírito e com essa determinação, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores, é que vamos, com a participação de todos, continuar fazendo de Picos uma cidade cada vez melhor para se viver.

Somos poderes diferentes, mas com o mesmo objetivo, que é defender os interesses da comunidade. Somos independentes, mas precisamos de harmonia, esquecer siglas ou questões pessoais.

Muito obrigado!

Pe. José Walmir de Lima
Prefeito Municipal