Trânsito Seguro

Alunos da Escola Municipal Tia Celeste participam de ações do projeto Trânsito Seguro em Picos

CCOM / sexta-feira, 20 abril , 2018

Com o objetivo de educar crianças para promoverem um trânsito mais seguro como pedestres, ciclistas e passageiros, foram realizadas na quadra do Colégio Coelho Rodrigues com alunos da Escola Municipal Tia Celeste, em Picos, na sexta-feira (20), atividades do Projeto “ Trânsito Seguro”. Cerca de 250 crianças da Educação Infantil da Escola Tia Celeste participaram das atividades e aprenderam sobre a importância da gentileza no trânsito, noções de sinalização e de comportamento seguro. Também aconteceram a exibição de filme através do Cinema organizado pela Policia Rodoviária Federal e simulação de acidentes com o Samu.

Na ocasião, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima pediu às crianças apoio para a construção de um trânsito mais seguro. “ Peço às crianças que repassem nas suas casas para os seus pais, seus tios, seus vizinhos a importância da segurança no trânsito que depende de cada um de nós. Do pedestre como também do motorista, do motoqueiro que respeitem o trânsito. Nós podemos fazer aqui inúmeros momentos como este, inúmeros projetos podem ser desenvolvidos, mas vai depender da consciência, da responsabilidade e do compromisso de todo cidadão picoense para que de fato tenhamos um trânsito seguro. Isso também acompanhado da sinalização adequada, daquilo que a secretaria do município precisa estar fazendo para somar com a responsabilidade e o compromisso de todo cidadão, ” lembrou o prefeito.

A educadora municipal de trânsito, Talita Lima ressalta a importância de repassar orientações para as crianças. “Para quando elas estiverem pilotando, dirigindo, encontrem um trânsito muito melhor do que o que temos hoje. É por isso que nós da Secretaria de Trânsito e muitos parceiros nos juntamos para tentar educar, transmitir conhecimento, para que os que já estão aí possam organizar o trânsito para vocês, crianças, ” destaca Talita Lima.

Na avaliação da diretora da Escola Municipal Tia Celeste, Ivete Rêgo, o Projeto fez com que as crianças não só aprendessem, mas também, vivenciassem situações cotidianas. “Esse projeto é de suma importância porque através da educação do trânsito na escola é que poderemos formar bons cidadãos, conscientes para preparar para a vida e para o trânsito. A escola Tia Celeste passou a semana inteira trabalhando e já vem trabalhando também os anos passados esse projeto e o avanço que a gente tem é que os alunos aprenderam muito e isso eles repassam para seus pais, irmãos e vemos depoimentos deles mesmo. ”

Conforme o professor de Geografia da Escola Municipal Tia Celeste, Leandro César, “a sociedade cresce, a população cresce e as grandes cidades têm um problema grande no que diz respeito ao trânsito e a sua condução de forma correta. Então o projeto de trânsito na escola veio a acrescentar de forma efetiva, com práticas educacionais dentro de salas de aula para que as crianças pudessem ter um entendimento de como funciona o trânsito, como funciona a questão do respeito, da cortesia para que eles possam cada vez mais disseminar também essas ideias e agir melhor em sociedade porque a educação ela não tende a ficar como si mesma, mas ela tem a função de transformar. Se essas crianças forem transformadas para a educação no trânsito os seus pais também podem ser transformados, os seus vizinhos também podem ser transformados e o respeito a vida, ao direito de ir e vir cada vez mais vai ser mais valorizado e entendido pela sociedade, ” ressalta o professor.

Para Ivanilda Monteiro de Moura, mãe da aluna Isnaria Adriane Monteiro de Oliveira que estuda na Escola Municipal Tia Celeste “É muito bom o incentivo sobre o trânsito porque já vai conscientizando a criança desde pequena a ver como é o trânsito com respeito, paciência e a pessoa quando estiver no trânsito tem que estar dirigindo ou pilotando, cuidando de si e do próximo que vem. Porque já tem tantos acidentes, pessoas perderam seus entes queridos por causa de um trânsito não seguro. Além disso, a criança quando vê na escola ela fala para os pais como está sendo o aprendizado, explica Ivanilda Monteiro.

Outras instituições de ensino no município de Picos receberão o projeto. A ação é uma parceria da Prefeitura de Picos, através das secretarias de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (STTRAM), Saúde (SMS), Educação (SEME), Polícia Rodoviária Federal (PRF), 3º Batalhão de Engenharia e Construção (3º BEC), 4º Batalhão da Polícia Militar do Piauí (4º BPM), Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SESI/SENAI).

Confira mais imagens.